O Imposto de Renda 2024 teve a lista divulgada dos cidadãos que terão que realizar a sua declaração. Nesta edição, milhões de beneficiários serão isentos da entrega, tendo em vista as novas medidas do governo federal. Acompanhe abaixo quais serão as novidades deste programa.
O governo federal estabeleceu novas condições para o recebimento das declarações do Imposto de Renda. A novidade fez com que milhões de pessoas fossem isentas do pagamento. Então, a nova faixa de isenção, a partir de 2024, será de dois salários mínimos (R$ 2.640).
A decisão foi tomada para que os brasileiros que recebem baixas remunerações mensais não sejam obrigados à declarar os seus registros financeiros anuais. Portanto, menos declarações são enviadas à Receita Federal.
Para este ano, a faixa de isenção já foi definida, assim como o calendário oficial para a entrega desta declaração. Confira abaixo quando este pagamento será preciso ser entregue à Receita Federal:
Calendário oficial do Imposto de Renda foi definido
Os cidadãos brasileiros já podem agendar o dia especial em seu calendário. A medida foi imposta para que os contribuintes evitem multas e repercussões legais negativas.
Assim como em 2023, a entrega oficial do Imposto de Renda será iniciada no dia 15 de março. Ou seja, já a partir do próximo mês, os brasileiros poderão iniciar a montagem dos seus recibos para enviar para a Receita Federal.
Estes mesmos cidadãos terão até o dia 31 de maio para entregar esta documentação oficialmente. Em caso de atraso, o pagamento de multas e juros sobre as multas serão aplicados.
Dicas para evitar problemas
Para evitar cair na malha fina, existem algumas dicas que podem te ajudar. Entre elas, está a contratação de um(a) contador(a). Com isto, poderá ter as suas informações passadas para o profissional contábil.
Para obter mais informações sobre o Imposto de Renda, clique aqui e saiba mais.