Notas de corte do Sisu 2024 foram ATUALIZADAS! Veja as novas médias

Com a atualização das notas de corte parciais no Sistema de Seleção Unificada (SISU 2024), houve mudanças nas posições dos candidatos, gerando dúvidas e reclamações nas redes sociais. 

Notas de corte do Sisu 2024 foram ATUALIZADAS! Veja as novas médias
Notas de corte do Sisu 2024 foram ATUALIZADAS! Veja as novas médias. (Imagem: FDR)

O SISU 2024, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece vagas em universidades públicas para alunos que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 0 na redação.

No processo de inscrição pelo SISU 2024, os candidatos podem escolher até dois cursos de interesse e acompanhar suas colocações no sistema, o que é crucial para avaliar suas chances de classificação. 

As opções podem ser modificadas até o encerramento das inscrições, sendo consideradas as escolhas marcadas no sistema nesse momento. Confira todos os detalhes sobre o sistema a seguir!

Notas de corte e notas mínimas do Sisu 2024

Algumas instituições participantes do Sisu adotam a nota mínima para determinados cursos, dessa forma, assim que o candidato acessar o sistema no momento da inscrição, o sistema irá sinalizar que a nota não é suficiente para participar do processo seletivo do curso selecionado.

Já a nota de corte é calculada diariamente pelo sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. Diferente da nota mínima, a nota de corte não veta a participação do candidato, funciona como um direcionamento para que os mesmos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

Como se inscrever no Sisu 2024?

O edital do Sisu 2024 traz mudanças significativas. Pela primeira vez, o processo seletivo será unificado em uma única edição, abrangendo os dois semestres letivos. O período de inscrição, de 22 a 25 de janeiro, é crucial para quem almeja ingressar em universidades públicas no Brasil. 

Durante esse intervalo, os candidatos devem realizar suas inscrições no Sisu através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser realizada exclusivamente online, na página dedicada ao programa. Os candidatos precisam ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem

Caso a senha seja esquecida, é possível recuperá-la na página do participante. Em caso de aprovação, é fundamental estar atento aos documentos necessários para a matrícula na instituição de ensino, sendo que o próprio sistema Sisu fornecerá orientações durante o processo de inscrição.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.