SISU 2024: acompanhe os calendários de remanejamento nas próximas semanas

A espera pela divulgação do resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024), que oferta vagas em universidades federais, frustrou estudantes nesta terça-feira, 30

SISU 2024: acompanhe os calendários de remanejamento nas próximas semanas
SISU 2024: acompanhe os calendários de remanejamento nas próximas semanas. (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) enfrentou problemas técnicos e anunciou o adiamento para quarta-feira, 31, sem definir o horário. Os resultados do SISU 2024 estarão disponíveis no Portal Único de Acesso do MEC e nas instituições de ensino escolhidas pelos candidatos. O prazo para matrícula dos selecionados vai de 1º a 7 de fevereiro.

O Sisu 2024 passa por mudanças em, com uma seleção única anual em vez de semestral. O programa oferece 264.254 vagas em 127 instituições de ensino, seguindo as novas regras da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A lista de espera, que agora pode ser utilizada durante todo o ano, permite que candidatos não selecionados na chamada regular manifestem interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro pelo Portal Único de Acesso.

Calendário SISU 2024

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024;
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro de 2024;
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Como consultar o resultado do SISU 2024?

Para conferir os resultados do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) deste ano, basta acessar a página dedicada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br/sisu

A partir das 9h, um botão estará disponível abaixo de “Resultado da chamada regular”. Aqueles aprovados na primeira ou segunda opção de curso devem efetuar a matrícula dentro do prazo estabelecido para garantir a vaga.

Como se inscrever na lista de espera do SISU 2024?

Caso não encontrem seus nomes na lista regular de aprovados, os estudantes podem se inscrever na lista de espera ao apertar o botão próximo à divulgação do resultado, denominado “Prazo para participar da lista de espera”

As inscrições para a lista de espera ocorrem entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano. A convocação dos candidatos em lista de espera está programada para iniciar a partir de 16 de fevereiro. Confira o passo a passo:

  1. Acesse em “acessounico.mec.gov.br/sisu” e clique no botão abaixo de “https://acessounico.mec.gov.br/sisu”;
  2. Na próxima página, selecione “Entrar com Gov.br” e faça login com a sua conta do governo;
  3. Depois de logado, clique em “Participar da lista de espera na x opção”. Você pode escolher tanto a sua primeira opção de curso quanto a segunda.
  4. Caso mude de ideia, basta apertar em “Retirar participação da lista de espera”.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.