INSS faz convocação URGENTE para os aposentados não perderem seus salários

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios de longa duração, estão sendo convocados para realizar a prova de vida. 

INSS faz convocação URGENTE para os aposentados não perderem seus salários
INSS faz convocação URGENTE para os aposentados não perderem seus salários. (Imagem: FDR)

Desde 2023, o INSS utiliza o cruzamento de informações de diversos órgãos para verificar a validade dos beneficiários. Neste processo, a autarquia identificou 4,3 milhões de beneficiários, nascidos em janeiro, fevereiro e março, que não foram encontrados em nenhuma base de dados. 

Esses beneficiários estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, número 135 ou notificação bancária, com a orientação de realizar a prova de vida nos próximos 60 dias, sob o risco de bloqueio do pagamento.

Formatos de prova de vida do INSS

O Instituto aceita diferentes registros como prova de vida. São eles:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
  • Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Se uma pessoa tomar vacina contra a gripe em um posto de saúde da rede pública, por exemplo, essa ação vai compor um “pacote de informações” que a instituição vai reunindo ao longo do ano.

Importância da prova de vida do INSS

A importância da prova de vida está vinculada ao fato de que, se o segurado não realizar o procedimento, ele pode ter o benefício cancelado. Isso porque, este foi o sistema desenvolvido pelo INSS, para assegurar que os salários fossem pagos adequadamente e propriamente aos titulares.

Outro objetivo também é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como saques por terceiros. Portanto, todos os anos o segurado deve realizar a prova de vida para que a instituição continue liberando os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.