Caixa Tem libera 3 novos benefícios; confira quais e as regras

A Caixa Econômica Federal criou uma estratégia para unir os pagamentos públicos no aplicativo Caixa Tem. Essa novidade tornou mais simples e rápido o acesso dos cidadãos aos serviços bancários gratuitos, reduzindo a necessidade de atendimento presencial nas agências. Veja abaixo os benefícios disponíveis no aplicativo.

Liberação do Bolsa Família requer atualização no Caixa Tem
Caixa Tem libera 3 novos benefícios; confira quais e as regras(Imagem: FDR)

De modo geral, o aplicativo Caixa Tem oferece acesso a três benefícios distintos: Bolsa Família, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego. Para usufruir desses serviços, é essencial criar um login online durante o primeiro acesso à poupança social na plataforma.

Bolsa Família no Caixa Tem

O pagamento do Bolsa Família no Caixa Tem segue um calendário definido pelo governo e anunciado mensalmente. Durante o período estipulado pelo calendário de pagamento, os valores do Bolsa Família são automaticamente liberados na conta Caixa Tem do beneficiário. (veja todas as regras do Bolsa Família clicando aqui)

Pela plataforma, o cidadão pode realizar diversas transações, como pagamentos de contas, compras online, transferências e saques nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, recarga no celular, entre outros.

FGTS no Caixa Tem

Os beneficiários do FGTS podem escolher entre várias modalidades de saque disponíveis. Entre elas, destacam-se o saque-aniversário e o saque-calamidade. O primeiro permite que os aniversariantes do mês retirem de 5% a 50% do valor disponível em suas contas. Já o segundo está disponível para moradores de municípios em situação de calamidade pública devido a desastres naturais, como chuvas intensas ou enchentes.

Além disso, o FGTS oferece diversas opções de saque, atendendo a diferentes situações. Isso inclui saques relacionados a contratos por prazo determinado, rescisão de contrato de trabalho, situações de calamidade, falecimento do titular da conta, saques por doenças graves, entre outras. Para efetuar o saque pelo Caixa Tem, é necessário incluir a conta do FGTS no aplicativo. (veja todas as regras do FGTS clicando aqui)

Seguro-Desemprego no Caixa Tem

O benefício pode ser solicitado através do aplicativo por quem foi demitido sem justa causa. Caso não tenha informado outra conta bancária no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, uma conta é automaticamente aberta em nome do beneficiário, facilitando o acesso apenas com o número do CPF. (veja todas as regras do Seguro-Desemprego clicando aqui)

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.