INSS disponibiliza novo calendário de pagamento para aposentados e pensionistas

A divulgação dos pagamentos dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fevereiro já está disponível, com previsão de início dos depósitos a partir do dia 23

INSS disponibiliza novo calendário de pagamento para aposentados e pensionistas
INSS disponibiliza novo calendário de pagamento para aposentados e pensionistas. (Imagem: FDR)

Cerca de 39 milhões de benefícios do INSS serão distribuídos, abrangendo natureza assistencial e previdenciária, incluindo aposentadorias, auxílios, pensões, salários família, maternidade, pecúlio e seguro-defeso. 

As datas variam de acordo com o valor do benefício, sendo distintas para valores até um salário mínimo e para rendas superiores. Para verificar a data de pagamento do INSS, basta observar o último dígito do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador após o traço. 

Por exemplo, se o cartão termina em 123456789-0, o dígito relevante é o 9. Beneficiários com histórico de recebimento seguem o padrão comum de pagamento. Confira a seguir, o calendário de pagamentos em fevereiro e o passo a passo da consulta.

Calendário de pagamentos do INSS em fevereiro

ESSE É O NOVO VALOR PAGO PELO INSS EM 2024: REAJUSTE DO PISO E DO TETO FOI ANUNCIADO

Benefícios de até um salário mínimo

Benefícios acima de um salário mínimo

Consulta do extrato do INSS

O acesso ao extrato do INSS pode ser obtido por meio do aplicativo e do site Meu INSS, utilizando o login único da conta Gov.br. Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado pode consultar informações cruciais.

A consulta inclui o extrato de pagamento de benefícios, os valores a serem recebidos no próximo calendário e as datas de pagamento. Além disso, é possível agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile