Inscrições Prouni 2024 anuncia nova data com MUDANÇAS; motivo é revelado

O prazo para inscrições no Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2024 foi estendido por mais um dia. Os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira (02) para se candidatarem por meio do Portal Único de Acesso do MEC.

Inscrições Prouni 2024 anuncia nova data com MUDANÇAS; motivo é revelado (Imagem: FDR)

O programa, gerido pelo Ministério da Educação, oferece bolsas em instituições de ensino superior privadas. Ao todo, são disponibilizadas 406.428 bolsas:

  • 308.977 integrais (100%);
  • 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Para realizar a inscrição de forma gratuita, os candidatos devem possuir cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. O resultado da primeira chamada está programada para acontecer no dia 6 de fevereiro. A segunda chamada acontecerá no dia 27 de fevereiro.

Inscrição Prouni 2024

Os requisitos para participação incluem ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido uma média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do exame. Além disso, é necessário não ter zerado na prova de redação do Enem e não ter participado como treineiro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a prorrogação do prazo de inscrições devido a atrasos na divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2024, que foram liberados posteriormente ao programado. A primeira lista de aprovados nas universidades federais estava inicialmente programada para terça-feira (30) mas foi adiada por problemas técnicos no sistema.

Apesar de serem processos seletivos distintos, as inscrições no Sisu e Prouni estão interligadas. Segundo o MEC, um candidato inscrito no Sisu pode participar também do Prouni. No entanto, será necessário optar por um dos programas caso seja selecionado em ambos.

Calendário do ProUni 2024

  • Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro;
  • Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março;
  • Resultado da lista de espera: 18 de março.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.