Um dos benefícios que o cidadão pode ter por meio do INSS é o benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo por mês ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Vale lembrar que este benefício não é uma aposentadoria, porque não é necessário contribuir com o INSS. Além disso, o BPC tem uma diferença para a previdência, já que não tem pagamento de décimo terceiro nem pensão por morte.
Como solicitar benefício BPC pelo INSS?
O benefício BPC pode ser solicitado pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Após baixar o app, você deve clicar em ‘Novo pedido’, selecionar a opção ‘Benefício assistencial’ e escolher o benefício.
Se necessário, você também pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para solicitar ajuda e informações sobre o benefício.
Para ter acesso ao BPC, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), pois é por lá que a documentação das pessoas que estão solicitando será verificada.
Como consultar o benefício BPC pelo INSS de forma fácil?
Após a solicitação do BPC, você pode consultar o benefício através do aplicativo ou site ‘Meu INSS’, ou seja, fazendo a verificação por meio do seu próprio celular.
Depois de baixar o aplicativo, você deve fazer o login e clicar em ‘Meus benefícios’. Por lá, você ainda consegue acompanhar as solicitações; agendar avaliação médica e social e enviar e receber documentos.
Também é possível realizar a consulta ligando gratuitamente para a Central 135. Nesta opção, é necessário informar o CPF do titular do benefício para ter acesso às informações.
Se você optar pelo atendimento presencial, basta ir até uma agência do INSS, porém é necessário realizar o agendamento da visita antecipadamente por telefone, site ou aplicativo.
Benefício BPC aprovado
Com a aprovação do BPC, você deve aguardar o pagamento na conta bancária que você indicou na hora do cadastro dos seus dados.
Se surgirem dúvidas em relação à conta, basta consultar o extrato do benefício no aplicativo ‘Meu INSS’.