Regime de trabalho será modificado e governo explica novas regras

Após mudança ser confirmada, o regime de trabalho será modificado. A alteração fará com que os trabalhadores precisem consultar as novas regras divulgadas pelo governo federal em casos específicos. Entenda melhor esta novidade acompanhando o texto abaixo.

Regime de trabalho será modificado e governo explica novas regras (Imagem: FDR)

O Ministério do Trabalho anunciou, de forma oficial, a mudança aplicada ao regime de trabalho para o povo brasileiro. Muitos esperavam que o período trabalhado fosse ser reduzido, tendo em vista estudos recentes.

Estas pesquisas vem buscando alternativas para o trabalho tradicional, de cinco dias na semana.

Porém, a mudança para quatro dias de trabalho ainda não será realizada. Esta alteração do governo federal busca organizar de uma forma ampla os trabalhos em dia de domingo e feriados.

Antes, esta diária de trabalho não precisava de autorização. Com a mudança, os cidadãos terão novas obrigações trabalhistas.

 O que será alterado no regime de trabalho do povo brasileiro?

Agora, para que os cidadãos possam exercer a sua profissão em dias de domingo e feriados, haverá uma nova legislação.

Para um trabalhador atuar nos dias citados, o empregador terá que negociar diretamente com o mesmo. Ou seja, os cidadãos não serão obrigados à trabalharem no horário estabelecido pelo patrão.

Isto será realizado apenas em casos de feriados e domingos, considerados dias de descanso e folga para a maioria da classe trabalhadora.

Esta mudança está prevista para ter início a partir de fevereiro, mês em que o Carnaval acontece. Então, é fundamental manter-se atento às novidades do governo sobre o tópico.

Alguns estabelecimentos vão permanecer no mesmo regime, sem necessidade de adaptação. São eles os locais em que o serviço é considerado essencial.

Ou seja, postos de gasolina, farmácia, supermercados; estes devem seguir aplicando o mesmo sistema de organização que vem sido feito há muito tempo.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].