Responsável por atender mais de 21 milhões de famílias em todo o país, o programa do Bolsa Família possui regras rígidas definidas pelo Governo Federal. Para garantir o cumprimento das exigências, funcionários do CRAS tem realizado visitas aos beneficiários.
Recentemente, uma notícia falsa informando sobre a proibição da realização de visitas começou a circular nas redes sociais. No entanto, o Governo Federal desmentiu a informação e afirmou que a realização de visitas faz parte da iniciativa de busca ativa do programa.
A visita é realizada tanto para buscar novos beneficiários quanto para atualizar e checar a veracidade das informações do CadÚnico. Esse procedimento é obrigatório e deve ser realizado de forma periódica pela família.
Ao manter as informações desatualizadas, os beneficiários correm o risco de ter o pagamento mensal suspenso. Para evitar a situação, ele pode se antecipar e comparecer até uma unidade do CRAS.
Com o cadastro atualizado, o beneficiário garante a manutenção do pagamento mínimo de R$ 600 por mês. A liberação de recursos acontece por meio da poupança social do Caixa Tem. Neste mês, os pagamentos tiveram início no dia 18 e seguirão até o dia 31.
Veja o calendário de janeiro do Bolsa Família:
- NIS encerrado em 1: pagamento em 18 de janeiro;
- NIS encerrado em 2: pagamento em 19 de janeiro;
- NIS encerrado em 3: pagamento em 22 de janeiro (antecipado para o dia 20 de janeiro);
- NIS encerrado em 4: pagamento em 23 de janeiro;
- NIS encerrado em 5: pagamento em 24 de janeiro;
- NIS encerrado em 6:pagamento em 25 de janeiro;
- NIS encerrado em 7: pagamento em 26 de janeiro;
- NIS encerrado em 8: pagamento em 29 de janeiro (antecipado para o dia 27 de janeiro);
- NIS encerrado em 9: pagamento em 30 de janeiro;
- NIS encerrado em 0: pagamento em 31 de janeiro.
Confira mais detalhes sobre os benefícios liberados por meio do Bolsa Família neste link.