O INSS está liberando o pagamento dos atrasados para os aposentados do órgão. Esta medida busca reaver aqueles cidadãos que ainda não foram contemplados no mês de janeiro. Então, confira abaixo quais serão as novidades apresentadas aos cidadãos vinculados à Previdência Social.
Muitos cidadãos acabam precisando entrar com processos contra o INSS para que consigam receber os valores devidos. Porém, estas situações geram expectativas que podem durar meses e até anos.
Agora, a Previdência Social confirmou que milhares de pessoas serão contempladas com os valores devidos. Ao todo, R$ 1.6 bilhões serão depositados para que os brasileiros consigam ter acesso ao dinheiro.
Porém, diferente do que muitos achavam, este valor não será depositado em sua conta do INSS. Portanto, caso você tenha uma causa em andamento contra o órgão federal, confira como ter acesso ao seu valor.
INSS efetua pagamento para os cidadãos que venceram causas contra o órgão
As Requisições de Pequeno Valor são as principais causas que levaram o INSS à efetuar pagamentos de até 60 salários mínimos.
Com a vitória por parte da população, este valor será transferido para os Tribunais Regionais Federais (TRF) de cada região. Desta forma, ele será o mediador entre as partes.
Ou seja, o valor pago pelo INSS não será diretamente transferido pelo órgão. Inicialmente, o dinheiro vai para o TRF e, após isto, ele será direcionado para a conta bancária do cidadão.
Cada tribunal corresponde à um estado onde a causa foi registrada e cada um possui o seu próprio calendário.
Veja abaixo onde cada tribunal atua no país e saiba qual tribunal você deve buscar informações sobre o calendário oficial de pagamentos:
- TRF1: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins;
- TRF2: Espírito Santo e Rio de Janeiro;
- TRF3: Mato Grosso do Sul e São Paulo;
- TRF4: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
- TRF5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.