Empréstimo consignado do INSS tem nova regra divulgada e ANIMA aposentados

Se você é beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), precisa estar atento às recentes informações sobre empréstimo consignado. Através do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, é possível ter acesso à nova margem de crédito, uma mudança que promete trazer benefícios. Veja.

Empréstimo consignado do INSS tem nova regra divulgada e ANIMA aposentados
Empréstimo consignado do INSS tem nova regra divulgada e ANIMA aposentados. Imagem: FDR

O crédito consignado oferece os menores juros do mercado devido ao desconto direto das parcelas no salário ou aposentadoria, proporcionando segurança à instituição financeira.

Os idosos do INSS podem aproveitar taxas atrativas, sendo o teto para empréstimos consignados convencionais de 1,76% ao mês, e, para cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima é de 2,61% ao mês.

Como fazer empréstimo pelo INSS

Para conferir sua margem consignável e solicitar um empréstimo, basta acessar o Meu INSS. Após 90 dias da concessão do benefício, você pode liberar a contratação pelo próprio sistema ou ligando para o número 135.

Além disso, é possível fazer até nove contratos de empréstimo pessoal e uma contratação de cartão de crédito. No entanto, vale destacar que o valor disponível em sua conta será reduzido devido aos descontos.

Cuidados na hora de fazer transações

  • Evite problemas ao contratar empréstimos. Nunca forneça dados pessoais por telefone, e lembre-se de que o Instituto não solicita informações sensíveis;
  • Ao escolher uma instituição financeira, procure canais oficiais de atendimento e evite emprestar seu nome sem precaução. Acompanhe regularmente seu extrato para identificar qualquer irregularidade;
  • Consultar taxas do empréstimo consignado;
  • Para verificar as taxas praticadas pelos bancos, acesse o Meu INSS e busque por “Taxas de Empréstimo Consignado”. Você encontrará uma lista detalhada, permitindo uma comparação fácil;
  • Lembre-se de que as taxas variam conforme o perfil do cliente, então a pesquisa é fundamental para garantir o melhor negócio.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].