Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados

Todo motorista deve obrigatoriamente renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Existem prazos que tornam o documento válido. A partir de determinada idade o condutor tem o prazo de renovação da sua habilitação diminuído. Por isso os idosos devem estar atentos ao que diz a lei atualmente.

Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados
Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados (Imagem: FDR)

Quando emite a carteira o motorista já recebe impresso no documento o prazo que tem para renovar a CNH. Existe um período que deve ser respeitado pelo motorista, caso contrário ficará detido em fiscalização. Quem transitar com a carteira vencida terá que lidar com consequências graves.

Prazo para o idoso renovar a CNH

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não coloca uma idade limite para que os brasileiros dirijam. Ou seja, ser uma pessoa idosa não impede o condutor de continuar habilitado. A exigência vale apenas para idade mínima que é de 18 anos.

Em 2021, entrou em vigor a Lei nº 14.071/2020 onde ficou estabelecido que o motorista é obrigado a renovar a CNH com a seguinte frequência:

Quanto mais velho menor é o intervalo entre as renovações.

Como idoso deve renovar a CNH?

O idoso pode renovar a CNH diretamente com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). No local também será preciso passar por exames médicos que avaliam as condições físicas (visão e audição) do motorista, e as condições mentais (psicotécnico).

Os exames devem ser feitos em clínicas habilitadas pelo Detran, ou diretamente na unidade de atendimento com um médico credenciado. O valor varia de acordo com cada estado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile