Carnaval é feriado? Saiba o valor em caso de hora extra e chances de folga

Depois das festas que encerram o ano, o carnaval de 2024 pode ser considerado como a festa que comemora o início de um novo ano. Para os brasileiros essa temporada é vista como o começo oficial de um novo tempo. Algumas pessoas vão trabalhar neste dia, mas será que a empresa pode obrigá-los a isso?.

Carnaval é feriado? Saiba o valor em caso de hora extra e chances de folga
Carnaval é feriado? Saiba o valor em caso de hora extra e chances de folga (Imagem: FDR)

Os órgãos públicos encerram o atendimento em feriados nacionais, esta é a lei. Na terça-feira de carnaval, que em 2024 vai cair no dia 13 de fevereiro, estes órgãos não funcionam. Ainda assim, não significa que as empresas privadas deverão fechar suas portas também. 

Carnaval é feriado nacional?

Todos os anos as datas de comemoração do carnaval mudam, elas seguem o calendário católico que é mundial. As festas carnavalescas antecedem a Quaresma, tempo religioso católico, e a Páscoa em que se comemora a ressureição de Jesus Cristo. 

Em 2024, as festas serão realizadas entre os dias 10 a 13 de fevereiro, de sábado a terça-feira. Embora muitas cidades deem início aos eventos carnavalescos antes mesmo desse período, apenas a terça-feira (13) é considerado como oficialmente o dia do carnaval. E afinal de contas, é mesmo feriado nacional?.

Sou obrigado a trabalhar no carnaval?

Na realidade, sim. Os funcionários contratados com regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) devem seguir as regras da empresa. Por isso, se o empregador decidir que todos precisam continuar produzindo naquele dia, por se tratar de ponto facultativo é necessário cumprir essa ordem.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile