Quais são os próximos feriados de 2024? Veja a lista completa!

O ano novo mal começou e já estamos de olho no calendário de feriados de 2024. Se você é daqueles que contam os dias para uma folguinha, pode ser que a notícia não seja tão animadora quanto o esperado.

MEI tem direito a férias remuneradas? Entenda como funciona o benefício
Quais são os próximos feriados de 2024? Veja a lista completa!

De modo geral, teremos apenas dois feriados nacionais prolongados ao longo do ano, onde teremos a chance de descansar por alguns dias. Veja abaixo a lista completa de feriados em 2024:

  • 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
  • 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
  • 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
  • 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

O feriado é uma data convencionada nacionalmente, estadual ou municipal, onde as atividades são suspensas, e o empregador não pode descontar o dia não trabalhado. Já o ponto facultativo é decidido pela empresa, podendo resultar em um feriado prolongado se ocorrer ao lado de um final de semana.

Por exemplo, se o feriado cair em uma quinta-feira, é comum que a sexta-feira seja decretada ponto facultativo, proporcionando um feriado prolongado. Mas lembre-se, essa liberação ocorre sem prejuízo salarial.

Qual dia do Carnaval em 2024?

O Carnaval, um dos feriados mais esperados, acontecerá em fevereiro nos dias 10, 11, 12 e 13 (sábado, domingo, segunda e terça-feira), com feriado apenas na segunda-feira.

Outro destaque é a Sexta-feira Santa, sempre em uma sexta-feira, oferecendo a oportunidade perfeita para programar aquela viagem tão desejada.

Falando em viagens, fique de olho nas passagens aéreas! O Voa Brasil, programa do Governo Federal, promete oferecer passagens por R$ 200 para grupos específicos, como idosos e estudantes do Prouni. As companhias aéreas também se uniram para disponibilizar passagens em voos domésticos por R$ 799.

Embora ainda não tenhamos muitos detalhes sobre o Voa Brasil, essas iniciativas devem impulsionar o turismo, tornando as viagens mais acessíveis em 2024.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.