Salário do INSS com valores DIFERENTES por grupos; entenda os critérios

O salário pago pelo INSS de forma mensal agora teve os seus valores alterados. A novidade deve impactar positivamente milhões de brasileiros que estão ligados à Previdência Social. Desta forma, veja abaixo quem serão os grupos impactados pelo reajuste aplicado ao valor pago pelo INSS.

Consignado do INSS: Está sendo cobrado sem ter pedido o empréstimo? Veja como cancelar (Imagem: FDR)
Salário do INSS com valores DIFERENTES por grupos; entenda os critérios (Imagem: FDR)

O INSS está passando por mudanças em seu sistema de pagamento para 2024. A principal delas é a mudança do piso de depósito para os diversos programas cedidos pelo órgão federal. Então, projetos como a aposentadoria, o auxílio acidente e o salário maternidade estão inclusos nesta mudança financeira.

Principalmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que vem sendo amplamente procurado pelos cidadãos brasileiros. Esta alteração no valor pago pelo piso é decorrente de mudança aprovada em Lei Orçamentária Anual, aprovada em Congresso Nacional. Veja mais detalhes sobre a alteração abaixo.

Aumento do salário mínimo impacta pagamentos do INSS

Com o aumento registrado no salário mínimo, o piso chegou à marca de R$ 1.412. Desta forma, os cidadãos vinculados à Previdência Social que recebem o piso de pagamentos serão contemplados com este aumento. Até o fim do ano passado, o valor pago mensalmente pelo BPC, por exemplo, era de R$.1320. 

Ou seja, haverá este aumento sem a necessidade de revisão cadastral por parte do beneficiário. Entretanto, é recomendado que o cidadão realize a sua revisão a cada dois anos. Com isto, evita problemas como cancelamento do programa ou até mesmo suspensão de depósito.

Confira o calendário de pagamentos para o mês de janeiro

Até 1 salário mínimo:

Acima de 1 salário mínimo:

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile