O INSS está recebendo uma grande leva de clientes em suas unidades em busca do calendário oficial do 13º salário. Isto porque o pagamento foi realizado de forma antecipada no ano passado. Porém, neste ano, o governo federal planeja algo diferente para os cidadãos brasileiros.
Em 2024, o INSS não deve antecipar o pagamento referente ao 13º salário dos aposentados e pensionistas do órgão federal. A notícia pegou alguns beneficiários de surpresa, mas já era esperado que o governo federal não antecipasse o auxílio. Então, ele deve ser pago normalmente no fim deste ano.
Até lá, os pagamentos do INSS seguem ocorrendo da mesma forma que no ano passado. Porém, uma mudança mudou o pagamento feito aos cidadãos que recebem auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário maternidade, auxílio acidente e o piso da aposentadoria. Veja detalhes abaixo:
Mudança no valor pago pelo INSS a partir de 2024
Neste ano, o INSS ampliou o valor mínino pago aos seus aposentados e pensionistas. Este reajuste foi aplicado devido ao aumento registrado no valor do salário mínimo. Como alguns programas da Previdência Social utilizem o piso salarial do país como referência, estes foram devidamente alterados em 2024.
Portanto, este pode ser o momento ideal para que os cidadãos realizem as suas atualizações cadastrais e evitem de ter o seu pagamento suspenso. Além disto, é fundamental agilizar nesta atualização pois o depósito para janeiro e fevereiro está próximo de acontecer. Confira o calendário completo abaixo:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 01 de fevereiro;
- Final 7: 02 de fevereiro;
- Final 8: 05 de fevereiro;
- Final 9: 06 de fevereiro;
- Final 0: 07 de fevereiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 02 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 05 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 06 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 07 de fevereiro