Qual o percentual de desconto do FGTS no salário do trabalhador? Entenda

O FGTS vem sendo um tópico bastante comentado entre os trabalhadores após o aumento no salário mínimo. Isto porque aqueles que exercem a sua profissão formalmente possuem uma taxa da sua remuneração depositada no Fundo de Garantia. Porém, qual é o porcentual descontado? Veja abaixo.

Prazo para saque do FGTS em janeiro está chegando ao fim; saiba como resgatar valores
Qual o percentual de desconto do FGTS no salário do trabalhador? Entenda (Imagem FDR)

O Fundo de Garantia é bastante conhecido entre os trabalhadores que são CLT. Isto porque 8% do seu salário bruto é depositado mensalmente no FGTS. Este depósito é realizado para ajudar o trabalhador em momentos complicados. Por exemplo, em um possível caso de demissão sem justa causa do emprego.

Com esta demissão sem justa causa, o cidadão tem direito de realizar o saque parcial do saldo em conta do FGTS. Esta retirada serve para conceder um amparo financeiro que deve ajudar a pessoa no pagamento de contas e dívidas obrigatórias envolvendo saúde, alimentação, moradia e educação.

FGTS: saques disponíveis para os cidadãos

Atualmente, o Fundo de Garantia possui duas modalidades de saque. Estas estão disponíveis para que todo cidadãos que exerce a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT, utilize. Entre elas, está o saque rescisão e o saque aniversário. Confira os detalhes de cada modalidade de saque abaixo:

Saque Rescisão:

  • Este é o modelo de saque tradicional. Todo cidadão, ao ser inserido no FGTS, possui esta modalidade ativa;
  • Ela é responsável por conceder o saque parcial do saldo em conta em casos de demissão sem justa causa;
  • Desta forma, é amplamente conhecido, tendo em vista que cede um amparo financeiro em momentos difíceis.

Saque Aniversário

  • No caso do saque aniversário, o cidadão precisa optar pela mudança na modalidade;
  • Ao escolher esta opção de saque, é fundamental entender que terá que aguardar ao menos 25 meses caso deseje retornar ao saque rescisão;
  • O saque aniversário concede o saque parcial do saldo em conta uma vez por ano;
  • Este saque é permitido no mês de nascimento do beneficiário;
  • Atualmente, o governo federal planeja a extinção da modalidade, mas ainda não há previsão para a retirada.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].