PIS/PASEP volta a ser pago em breve; consulte quanto irá receber

Pago anualmente pelo Governo Federal, o PIS/PASEP de 2024 já tem data para começar a ser liberado para os trabalhadores brasileiros. Por meio do abono salarial, é possível receber até R$ 1.412.

PIS/PASEP volta a ser pago em breve; consulte quanto irá receber
PIS/PASEP volta a ser pago em breve; consulte quanto irá receber. (Imagem: FDR)

O valor é referente ao salário mínimo deste ano, que é o teto estabelecido para o PIS/PASEP. Em 2024, o abono será referente ao ano de 2022. Dessa forma, receberão os trabalhadores que exerceram alguma atividade formal durante aquele ano.

O valor que será pago varia de acordo com o período trabalhado. O cálculo é realizado pelo Governo Federal de forma proporcional. Ou seja, quem exerceu uma atividade formal durante os 12 meses receberá o teto.

Para os demais, é preciso realizar um cálculo simples para saber o valor. Para tal, o cidadão deve dividir R$ 1.412 por 12. Em seguida, será preciso multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. O resultado obtido será o valor do pagamento.

Assim como nos anos anteriores, a liberação dos recursos será dividida. Os trabalhadores da iniciativa privada receberão o PIS. Enquanto os servidores públicos recebem o Pasep.

Para o primeiro grupo, o calendário é definido de acordo com o mês de nascimento. Enquanto para o segundo, ele é ordenado pelo número do benefício.

Consulte o calendário de pagamentos do PIS/PASEP em 2024:

Datas de pagamento do PIS:

Datas de pagamento do Pasep:

Confira outras informações sobre o pagamento do abono salarial em 2024 neste link.

NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO 2024 E BENEFÍCIOS QUE TAMBÉM SERÃO REAJUSTADOS

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile