Idosos têm direito de receber o Bolsa Família? Descubra as regras

Os idosos que vivem de baixa renda e necessitam da ajuda do governo costumam se questionar se têm direito de receber o Bolsa Família. Como o programa é voltado principalmente para mulheres e crianças, surgem dúvidas sobre o seu alvo. É preciso estar atento as condições para conseguir acessá-lo.

Idosos têm direito de receber o Bolsa Família? Descubra as regras
Idosos têm direito de receber o Bolsa Família? Descubra as regras (Imagem: FDR)

Não é segredo para ninguém que a marca do Bolsa Família é atender mulheres e crianças em situação de baixa renda. Tanto que foram criados benefícios complementares voltados a esse público. Os idosos, porém, não são descartados da lista de beneficiados, mas não recebem tanta prioridade como os demais.

Idosos podem receber o Bolsa Família?

Sim! Idosos, independente da idade, podem receber o Bolsa Família. Não existe uma regra que proíbe a liberação do auxílio social para esse grupo. O que acontece é a prioridade no recebimento, sendo que famílias com crianças, gestantes, jovens e lideradas por mulheres, são prioritárias.

Existem dois pontos muito importantes ao pedir pelo Bolsa:

  • Idosos podem receber, desde que atendem aos critérios de renda;
  • Idosos que moram sozinhos também são aceitos, mas cada município tem o limite de 16% de famílias unipessoais (única pessoa) do total de atendidos pelo programa. Ou seja, as vagas são mais acirradas.

Quais idosos podem receber o Bolsa Família?

Para que os idosos recebam o Bolsa Família eles devem atender a critérios básicos que determinam a entrada no programa, como:

  • Estar inscrito no Cadastro Único com dados atualizados;
  • Ter renda familiar de no máximo R$ 218 por pessoa da família.

Se essa pessoa já for aposentada ela não pode receber auxílio pelo Bolsa. Ao fazer o seu cadastro o idoso fica disponível para novas seleções no programa, o que não significa que será aceito imediatamente. Caso seja responsável por filhos, netos ou outros parentes, deve informar no Cadastro Único.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]