Caixa autoriza saque de R$ 6 mil pelo FGTS para região específica do país

A Caixa Econômica Federal está autorizando um saque extraordinário de R$ 6 mil pelo FGTS. A medida foi iniciada para que a população brasileira consiga ter acesso à valores em situações de complicação. Então, entenda detalhes de como obter acesso ao dinheiro em sua conta de preferência.

O FGTS é o programa criado pelo governo federal para que o cidadão tenha um amparo financeiro em momentos de demissão. Recentemente, o Fundo de Garantia vem reforçando a importância do saque calamidade, amplamente conhecido entre os beneficiários que já precisaram sacar o valor em conta.

Esta modalidade ocorre em momentos de complicação. Ou seja, normalmente é utilizado em momentos de calamidade, como é o caso de enchentes, temporais extremos, deslizamentos e outras tragédias ambientais e locais. Desta forma, faz parte de um dos três tipos de saque disponíveis dentro do FGTS.

Quais são os tipos de saque no FGTS?

O FGTS é conhecido por disponibilizar dinheiro aos trabalhadores em momento de demissão sem justa causa. Com isto, o cidadão tem acesso à uma renda para a realização de pagamentos como contas, alimentação, habitação e educação. Há, também, a possibilidade de saque anual através do saque aniversário.

Porém, este último é foco do governo federal para que haja a sua suspensão. Para o ministério do trabalho, a modalidade é tratada como uma armadilha para os brasileiros. O argumento da pasta é que a maioria da população não sabe do tempo necessário de aguardo para retornar ao saque rescisão.

Desta forma, precisam passar por 25 meses dentro de uma modalidade que já não se adequa a sua realidade financeira. Portanto, é possível que a opção de saque sofra alterações ao longo de 2024.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].