NOVO GOLPE! Ligação da inteligência artificial do Bradesco faz brasileiros perderem dinheiro

Com a popularização da inteligência artificial, é preciso que os cidadãos fiquem atentos para não caírem em armadilhas criadas por bandidos que utilizam a ferramenta para causar prejuízos. Recentemente, um novo golpe envolvendo uma ligação falsa fez diversas vítimas em todo o país.

NOVO GOLPE! Ligação da inteligência artificial do Bradesco faz brasileiros perderem dinheiro
NOVO GOLPE! Ligação da inteligência artificial do Bradesco faz brasileiros perderem dinheiro.(Imagem/Montagem: FDR)

Recentemente, diversas reclamações foram registradas nas redes sociais de clientes do Bradesco. Nas postagens, eles afirmaram ter recebido uma ligação que supostamente seria da inteligência artificial do banco.

Na chamada, ela informa sobre a realização de uma movimentação financeira suspeita na conta dos correntistas. Em seguida, solicita que eles liguem para um número e informem dados pessoais.

Apesar de parecer verdadeira, a ligação se trata de um golpe já que a ferramenta do Bradesco não entra em contato por meio de chamadas. Atualmente, ela está disponível apenas no próprio app do banco, que pode ser baixado neste link, e via WhatsApp.

Confira uma série de cuidados para não cair no novo golpe:

  • O cidadão deve estar atento ao número pelo qual recebe o contato;
  • Caso desconfie de golpe, ele deverá desligar a ligação e ligar diretamente para o número oficial do seu banco;
  • Vale lembrar ainda que as instituições não realizam a solicitação de senhas, conta bancária ou número do cartão, por exemplo;
  • Além disso, o cidadão também não deverá fornecer suas informações pessoais;
  • Os mesmos cuidados são válidos para conversas suspeitas via WhatsApp;
  • Para consultar a veracidade das informações, o cidadão deve procurar qual o canal oficial de comunicação da sua instituição financeira no aplicativo;
  • Geralmente, ele é verificado por meio de um selo que aparece no topo da conversa;
  • Além disso, o cidadão deve evitar clicar em links suspeitos enviados por números desconhecidos;
  • O cuidado é necessário porque, ao clicar, ele poderá baixar um vírus para o seu dispositivo, caindo assim em um novo golpe.

Confira outras dicas para não cair em golpes financeiros neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.