Estudantes da rede pública ganham poupança de investimentos paga pelo governo

Depois de ter proposto em 2023 a criação de uma poupança para estudantes da rede pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto. Isso significa que já a partir deste ano os alunos do Ensino Médio receberão um incentivo em dinheiro para que não abandonem a série escolar. 

Estudantes da rede pública ganham poupança de investimentos paga pelo governo
Estudantes da rede pública ganham poupança de investimentos paga pelo governo (Imagem: FDR)

Segundo informações do Palácio do Planalto, o presidente Lula sancionou na última terça-feira (16) a lei que cria a poupança para estudantes da rede pública. Funcionará como um investimento feito nos alunos, a fim de que sejam financeiramente amparados e diminuam a evasão e abandono escolar. 

Quais estudantes da rede pública vão receber a poupança?

Um levantamento do Ipec, feito a pedido do Unicef, revelou que 11% dos brasileiros de 11 a 19 anos estavam fora da escola em 2022. Hoje, a escolaridade mínima para conseguir um emprego é o ensino médio completo.

Ou seja, os estudantes da rede pública que abandonam a escola não deixam apenas de estudar, mas perdem a chance de conseguir um bom emprego. Para muitos é preciso escolher entre continuar estudando ou ajudar a família em um serviço informal.

O objetivo da poupança é garantir que ao optarem pela escola essas pessoas terão acesso a um valor como recompensa. A lei diz que poderão receber este benefício:

  • Estudantes de baixa renda matriculados na rede pública;
  • Alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano);
  • Estudantes que pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Pagamento da poupança para estudantes da rede pública

As informações sobre os valores e a forma de pagamento da poupança ainda não foram divulgadas. A ideia é que até o próximo mês todos os pontos específicos sejam divulgados por meio de um ato conjunto dos ministérios da Fazenda e da Educação.

Segundo Camilo Santana, ministro da Educação, a ideia é que os estudantes da rede pública comecem a receber o depósito na poupança a partir de março. O programa foi chamado pelo governo de Pé de Meia e deve beneficiar 2,5 milhões de jovens.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com