Bancos CANCELAM transferência bancária e deixam brasileiros surpresos; entenda

O método de transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) está com os dias contados em diversos bancos. O sistema era mais utilizado antes, quando ainda não existia a possibilidade de fazer PIX. Com a chegada da tecnologia, mudanças passaram a ser estudadas. Entenda o que muda.

Bancos CANCELAM transferência bancária e deixam brasileiros surpresos; entenda
Bancos CANCELAM transferência bancária e deixam brasileiros surpresos; entenda. Imagem: FDR

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também encerra no dia 29/2 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.

Como funcionam as transferências via DOC ou TEC?

Antigamente, fazer uma transferência via DOC ou TEC era mais popular do que se imagina. Com pouca tecnologia nos aplicativos bancários, esses dois métodos de pagamento aconteciam ainda de maneira presencial, devendo o cliente ir até o banco para ser atendido.

Dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram apenas 0,05% do total de pagamentos no período.

Até quando pode ser feita transferência via DOC ou TED?

Segundo a orientação da Febraban, os bancos devem permitir que transferência via DOC ou TEC aconteça até as seguintes datas:

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile