Transação via DOC encerrada! Saiba como fazer a nova transferência bancária

Os brasileiros que costumam fazer transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) precisarão se adaptar as novas regras. Tudo porque, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) anunciou que todos os bancos vinculados vão pausar as transações realizadas por este método de pagamento.

Transação via DOC encerrada! Saiba como fazer a nova transferência bancária
Transação via DOC encerrada! Saiba como fazer a nova transferência bancária (Imagem: FDR)

Neste mês de janeiro será encerrada em todas as instituições bancárias a transação via DOC. Isso significa que o envio de dinheiro entre bancos por esse método não poderá mais existir. Os clientes deverão usar outros dois modelos: a transferência entre contas o mês banco (TED), ou o PIX. 

Como funciona a transação via DOC?

De acordo com o Banco Central a transação via DOC caiu em desuso depois do início do PIX. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2023 as transações deste tipo somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Este tipo de transferência que até o momento continua ativa permite que a liberação de dinheiro com as seguintes regras:

  • Limite diário de R$ 4.999,99;
  • O dinheiro transferido até às 21h59 caí no dia útil seguinte, passado esse horário a quantia chega na conta em dois dias úteis;
  • Há cobrança de tarifa variável por banco, mas chegando a R$ 15.

Quando encerra a transferência via DOC?

A Febraban anunciou dois prazos para que seja feita a transferência via DOC. São eles:

  • Até 15 de janeiro de 2024: é possível fazer DOC, ou agendar transferência por DOC para até 29 de fevereiro;
  • Até 29 de fevereiro de 2024: serão processados os agendamentos feitos pelos clientes até 15 de janeiro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]