Realizado mensalmente pelo Governo Federal por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o pagamento do BPC beneficia milhares de cidadãos em todo o país. A partir deste mês, o benefício será pago com um importante reajuste.
A partir deste mês, o pagamento será reajustado em R$ 92. O aumento acontece por conta do reajuste do salário mínimo, que está em vigor no país desde o dia 1º de janeiro. Como o BPC é baseado no mínimo, todos os cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada receberão o pagamento com reajuste.
Confira o calendário de pagamentos do BPC em janeiro:
- Final do benefício 1: pagamento em 25 de janeiro;
- Final do benefício 2: pagamento em 26 de janeiro;
- Final do benefício 3: pagamento em 29 de janeiro;
- Final do benefício 4: pagamento em 30 de janeiro;
- Final do benefício 5: pagamento em 31 de janeiro;
- Final do benefício 6: pagamento em 1 de fevereiro;
- Final do benefício 7: pagamento em 2 de fevereiro;
- Final do benefício 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- Final do benefício 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- Final do benefício 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Atualmente, o BPC conta com critérios específicos de pagamento. Para receber os valores, é preciso que o cidadão se enquadre em um dos dois grupos atendidos pelo programa.
O primeiro deles é composto por idosos com mais de 65 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Essa questão é comprovada por meio da renda familiar, que não deve ultrapassar 1/4 do salário mínimo. Atualmente, esse valor é de R$ 353 por pessoa que faz parte da família.
O benefício também é liberado para cidadãos com algum tipo de deficiência. Neste caso, é preciso comprovar a condição por meio de uma perícia que será realizada pelo INSS. Em ambos os casos, também é preciso estar inscrito no CadÚnico para receber o pagamento.
Confira mais detalhes sobre quem tem direito ao pagamento do BPC neste link.