Auxílio-doença do INSS fica disponível para um novo público a partir deste ano

O auxílio doença do INSS está disponível para os brasileiros. Porém, a novidade é que um novo grupo de cidadãos estará sendo contemplado em 2024. Esta atualização ajuda uma nova categoria de pessoas e confira abaixo quem serão os novos beneficiários da Previdência Social neste ano.

Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em todo o país; entenda o que muda
Auxílio-doença do INSS fica disponível para um novo público a partir deste ano (Imagem: FDR)

O Benefício por Incapacidade Temporária, que é o antigo Auxílio Doença, está de volta. O benefício é pago exclusivamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma mensal. Para receber o valor em conta, é fundamental que os cidadãos estejam passando por um momento de saúde grave e/ou instável.

Este é o caso das pessoas que acabaram sofrendo por alguma doença ou condição que as impede de exercer a sua profissão. É algo regular, mas que precisa ser colocado à disposição do INSS para resolução. Então, veja abaixo como solicitar o auxílio e qual é o valor pago aos beneficiários do programa.

INSS: auxílio doença já pode ser solicitado pelos cidadãos

Uma doença que vem sendo o cargo chefe do auxílio é a hérnia de disco. Poucos cidadãos sabem, mas a condição pode ser causa para o recebimento do auxílio doença. Para solicitar o benefício, o brasileiro possui algumas opções. Entre elas, está a visita à unidade do INSS ou, também, via aplicativo oficial, “Meu INSS”.

Atualmente, o governo federal já liberou que os cidadãos consigam realizar a sua perícia médica de forma digital. Ou seja, o beneficiário não precisa visitar uma unidade do INSS para a realização do exame. Basta ter em mãos o laudo médico da lesão ou condição devidamente diagnosticada por profissional de saúde.

Em um terceiro cenário, o número de contato também está à disposição dos brasileiros para que haja a retirada de dúvidas. O número oficial é o 135 e funciona de maneira gratuita para os cidadãos.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].