Janeiro de 2024 marca o reajuste dos benefícios do INSS, trazendo novidades para aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Essa atualização anual, que considera o aumento do salário mínimo e a inflação, busca assegurar um valor condizente com as necessidades atuais.
O reajuste dos benefícios, atrelado ao aumento do salário mínimo aprovado no final de 2023, passando de R$ 1.320 para R$ 1.412, já está em vigor para aposentados e pensionistas que recebem o benefício com base nesse valor.
Essa medida é particularmente relevante para aqueles que dependem exclusivamente desse benefício para subsistência. Os demais segurados do INSS, que não têm o benefício vinculado ao salário mínimo, também terão seus benefícios reajustados, calculados conforme a inflação do último ano.
A estimativa aponta um reajuste em torno de 5% no pagamento de janeiro, proporcionando melhorias financeiras para essa parcela da população. O ganho que será refletido nos salários dos aposentados do INSS foi de três pontos percentuais a mais referentes ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022.
Hoje, a Previdência Social destina valores a cerca de 39 milhões de segurados, desde aposentadorias, pensões, auxílios e o BPC. Deste total, 67% recebem um salário mínimo.
Pagamentos para aposentados do INSS em janeiro
Para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício final 1: 25 de janeiro;
- Benefício final 2: 26 de janeiro;
- Benefício final 3: 29 de janeiro;
- Benefício final 4: 30 de janeiro;
- Benefício final 5: 31 de janeiro;
- Benefício final 6: 1 de fevereiro;
- Benefício final 7: 2 de fevereiro;
- Benefício final 8: 5 de fevereiro;
- Benefício final 9: 6 de fevereiro;
- Benefício final 0: 7 de fevereiro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- Benefícios finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
- Benefícios finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
- Benefícios finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Benefícios finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Benefícios finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
Consulta dos pagamentos para aposentados do INSS
O extrato do INSS pode ser consultado por meio do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. Para acessar, basta fazer login com a conta Gov.br, o login único para os serviços digitais do Governo Federal.
Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado poderá conferir informações importantes, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a receber no próximo calendário, as datas de pagamento, além de poder agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.