Um saque de R$ 1.650 foi aprovado para o FGTS. Esta novidade pegou os trabalhadores de surpresa, tendo em vista que não aguardavam saques no mês de janeiro. Então, veja abaixo quais são as condições para que os cidadãos possam receber o pagamento ainda neste mês de janeiro.
O saque aniversário do FGTS foi divulgado para os brasileiros que possuem a modalidade ativa em seu registro. Para ter acesso ao valor, os brasileiros precisam estar com a modalidade selecionada. Além disto, é preciso que o beneficiário tenha nascido no mês em questão. Neste caso, em janeiro.
Seguindo estes requisitos, os brasileiros poderão realizar um saque parcial do valor em conta do FGTS. É fundamental aproveitar as condições, tendo em vista que o governo federal vem trabalhando para que a modalidade seja extinta. Entenda mais informações sobre esta possibilidade.
Saque Aniversário do FGTS pode ser encerrado em breve
O ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), é um dos fortes gestores que é contra o saque aniversário. De acordo com o chefe da pasta, a modalidade é uma “armadilha” para os brasileiros. Isto porque muitos desses beneficiários aceitam as condições do saque aniversário sem ler as minúncias do acordo.
Ou seja, acabam aceitando sem a plena informação ao seu favor. Desta forma, muitos são pegos de surpresa ao saberem que, após aderir ao saque aniversário, não poderão sacar o valor em conta em caso de demissão sem justa causa. Além disto, também terão que aguardar 25 meses para a realização de uma troca.
Quando as alterações estão previstas para ocorrer?
Existe a grande possibilidade de haver uma votação ainda no primeiro semestre de 2024. Nesta votação, o governo deve sugerir que a modalidade não seja extinta. Porém, os adeptos ao saque aniversário tenham 30 dias para sacar o retroativo de demissões sem justa causa ocorridas desde 2020.