Saque aniversário é LIBERADO para resgate nestas condições específicas

Criado em 2019, o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem ficado na mira do Governo Lula neste ano. A modalidade está sendo realizada pelo Governo Federal que estuda uma série de mudanças em suas regras atuais.

Saque aniversário é LIBERADO para resgate nestas condições específicas
Saque aniversário é LIBERADO para resgate nestas condições específicas. (Imagem: FDR)

Nos últimos dias, um projeto de lei que muda a forma de saque da modalidade estava sendo estudado pela Casa Civil. Agora, o projeto foi analisado pelo presidente Lula e recebeu seu aval.

Como funciona o saque aniversário?

Atualmente, a modalidade possibilita que o trabalhador que possui vínculo de emprego formal realize, durante o mês do seu aniversário, um saque anual do Fundo de Garantia. Porém, ao optar pela modalidade, o trabalhador precisa abrir mão do saque do valor completo do fundo em caso de demissão sem justa causa. Nesses casos, ele tem direito apenas ao saque da multa rescisória.

O que vai mudar no saque aniversário?

O projeto aprovado pelo Governo Lula muda essa regra e passará a possibilitar que os trabalhadores realizem o saque completo do dinheiro do FGTS em casos de demissão sem justa causa. De acordo com o Ministério do Trabalho, o bloqueio dos valores representa uma medida injusta em momento de maior necessidade do trabalhador.

Inicialmente, a medida deverá afetar empregados que foram demitidos a partir do ano de 2020 e sofreram com o bloqueio do saldo. Caso o projeto seja aprovado, eles terão o dinheiro do Fundo de Garantia liberado. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a estimativa é que a mudança gere um impacto de R$ 14 bilhões aos cofres públicos.

Ainda não existe data para que ela entre em vigor, tendo em vista que o projeto ainda precisa ser enviado para o Congresso Nacional. Lá, ele deverá ser analisado e votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para depois ser encaminhado ao presidente Lula para receber sua sanção.

A expectativa é que, além dos trabalhadores que já foram demitidos, a mudança também passe a afetar novas adesões do saque aniversário. No entanto, é necessário aguardar os trâmites legais para ter definição sobre o caso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.