Aposentadoria do INSS em 2024: saiba qual a modalidade mais adequada para você

Pontos-chave
  • Os segurados podem escolher o modelo de aposentadoria do INSS em 2024 que melhor se alinha com sua situação;
  • Existem dois tipos de contribuições do INSS, a obrigatória e a facultativa;
  • Todo o processo de solicitação das aposentadorias viabilizadas pela autarquia é online.

A busca pela aposentadoria do INSS em 2024 permanece alta entre os trabalhadores que almejam uma terceira idade tranquila. No entanto, esse benefício, disponível em diversos formatos, está passando por modificações.

Aposentadoria do INSS em 2024: saiba qual a modalidade mais adequada para você
Aposentadoria do INSS em 2024: saiba qual a modalidade mais adequada para você. (Imagem: FDR)

É fundamental compreender que a aposentadoria do INSS em 2024 não é uma oferta única. Ela se ramifica em diferentes modalidades, cada uma elaborada para atender às necessidades específicas dos trabalhadores, levando em conta suas contribuições previdenciárias e trajetória profissional.

Dessa forma, os segurados podem escolher o modelo de aposentadoria do INSS em 2024 que melhor se alinha com sua situação, garantindo que, ao atingirem a terceira idade, possam desfrutar de uma vida tranquila e financeiramente estável.

É importante explicar que a aposentadoria do INSS em 2024 nada mais é do que um benefício previdenciário cujo propósito é assegurar aos segurados do instituto, uma renda mensal após anos de contribuições ao sistema da Previdência Social

Contudo, para ter acesso aos valores, é necessário cumprir uma série de requisitos, que se concentram, sobretudo, na idade, tempo de contribuição e carência. Abaixo, é possível verificar todos os modelos de aposentadoria do INSS em 2024. Acompanhe!

Modelos de aposentadoria do INSS em 2024

Alguns modelos de aposentadoria do INSS já se consolidaram. Outros, no entanto, passaram por algumas mudanças após a Reforma da Previdência em 2019. A seguir, veja cada uma das modalidades disponíveis para os segurados. 

Meu INSS 2023: CADASTRO, CONSULTA ONLINE, EXTRATO E AGENDAMENTO DIGITAL DOS SERVIÇOS

Modelos de contribuições do INSS

Existem dois tipos de contribuições do INSS, a obrigatória e a facultativa. A diferença entre cada uma delas consiste na execução ou não de uma atividade remunerada. Entenda a seguir!

Contribuição individual

Na contribuição individual, ou obrigatória, o contribuinte tem a obrigação de realizar o pagamento do INSS sobre a sua remuneração mensal. Ou seja, ele atua numa atividade remunerada e é obrigado a pagar ao instituto.

Contribuição facultativa

Enquanto isso, na contribuição facultativa, o contribuinte é aquele que não realiza atividade remunerada, mas deseja recolher e ter a proteção da Previdência Social. Ele não é obrigado a recolher o INSS, mas pode preservar os seus direitos previdenciários no que tange a pensões, aposentadorias e auxílio-doença.

Vale salientar que se o trabalhador realizar a contribuição previdenciária na categoria errada, poderá perder direitos. Além disso, é importante que o trabalhador tenha um cuidado especial com a regularidade das contribuições previdenciárias.

Como solicitar a aposentadoria do INSS em 2024?

Atualmente, todo o processo de solicitação das aposentadorias viabilizadas pela autarquia é online, podendo ser feito pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Na circunstância de atendimentos presenciais, é necessário fazer um agendamento, que também ocorre pelos canais digitais, ou pela Central de Atendimento ligando para o telefone 135. 

Durante a solicitação, o segurado precisa estar munido de uma série de documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros. Um item essencial é o requerimento do INSS indicando o tipo de aposentadoria desejada.

Desta forma, o servidor do instituto ficará responsável por verificar toda a documentação e fornecer instruções acerca dos próximos passos. 

Lembrando que, o processo de solicitação de uma aposentadoria tende a ser um tanto minucioso. Portanto, o auxílio de um advogado, sobretudo se for especializado em direito previdenciário, pode ser crucial neste momento. 

Por fim, feita a análise e concedido o deferimento do pedido, o INSS notificará o segurado através de uma carta com todas as informações sobre o pagamento do benefício.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile