Matrícula escolar 2024: lista de documentos exigidos é atualizada e já pode ser consultada

Pontos-chave
  • Nem sempre a Matrícula Escolar é feita na mesma data em todas as unidades educacionais;
  • É necessário fazer uma pesquisa junto à Prefeitura ou Governo Estadual competente para verificar o calendário escolar de cada região;
  • É importante ter em mente que existem vários processos de matrícula dependendo da série ou do caso de cada estudante.

Com o início do ano letivo, chegou a hora de se preparar para a Matrícula Escolar 2024. O processo tende a ser bastante concorrido em algumas unidades escolares. Por isso, é importante ter bastante atenção e verificar se todos os documentos estão à disposição .

Matrícula escolar 2024: lista de documentos exigidos é atualizada e já pode ser consultada
Matrícula escolar 2024: lista de documentos exigidos é atualizada e já pode ser consultada. (Imagem: FDR)

A Matrícula Escolar 2024 em si, geralmente é um processo simples. Fatores que podem tornar essa tarefa um desafio estão relacionados ao despreparo, como: falta de documentos necessários e deixar o registro para a última hora. 

Vale destacar que, nem sempre, a Matrícula Escolar 2024 é feita na mesma data em todas as unidades educacionais. Portanto, é necessário fazer uma pesquisa junto à Prefeitura ou Governo Estadual competente para verificar o calendário escolar de cada região. 

Enquanto a prefeitura e as secretarias municipais cuidam das creches, pré-escolas e colégios de ensino fundamental até os 14 anos, o estado e suas secretarias definem as datas para o ensino médio.

Mesmo assim, as matrículas geralmente ocorrem entre os meses de novembro até janeiro do ano letivo, com os resultados finais entre janeiro e fevereiro. Mas é preciso ficar de olho no site do seu município ou estado, dependendo do caso, para conferir os detalhes exatos, especialmente os documentos para Matrícula Escolar 2024.

Como fazer a Matrícula Escolar 2024?

É importante ter em mente que existem vários processos de matrícula dependendo da série ou do caso de cada estudante. Por exemplo, se for a primeira matrícula daquele aluno, é necessário apresentar tanto os documentos de quem vai estudar quanto do responsável.

Geralmente, nos anos seguintes, é necessário apenas a confirmação de alguns desses dados. Na hora de distribuir as vagas da rede pública de ensino, os dois principais requisitos são a ordem de matrícula e proximidade da residência do estudante com a escola.

Além disso, cada local possui suas próprias datas e forma de inscrição, alguns deles até com pré-matrícula. Inclusive, vários estados já adotaram o programa Matrícula Fácil, que ajuda a acelerar o sistema de inscrição.

Documentos necessários para a Matrícula Escolar 2024

Só saber as datas para entrar em contato com as escolas não é o suficiente e em alguns casos é necessário corrigir informações e até fazer uma matrícula nova. Entretanto, seja qual for o caso, a pessoa sempre precisará apresentar alguma documentação sua e do estudante.

Dito isso, esses são alguns dos documentos mais comuns do estudante que você deve ter em mãos:

Dependendo da legislação local, também será necessário apresentar coisas como Número de Inscrição Social (NIS), Carteira de Vacinação e comprovante de tipagem sanguínea e fator RH.

Além disso, o responsável também vai precisar apresentar seus próprios documentos, como CPF, RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas em alguns casos, o comprovante de local de trabalho também entra nessa lista.

Calendários de Matrícula Escolar 2024 já definidos

São Paulo

Distrito Federal

Bahia

Minas Gerais

Matrícula Escolar 2024 com bolsa de estudo 

As matrículas para a rede privada de ensino apresentaram crescimento de 10%, segundo o mais recente Censo da Educação. Um dos motivos para a preferência em matricular o filho na escola particular está relacionado à qualidade de ensino. 

Mas em 2024 as mensalidades escolares devem ter aumento de 12%, segundo levantamento realizado pela empresa de gestão Meira Fernandes. Ainda assim, possibilitar uma boa educação para os filhos é possível por meio de bolsas de estudo. 

Em parceria com milhares de escolas, o Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo com descontos nas mensalidades. E o melhor: não precisa comprovar renda. As inscrições para o Educa Mais Brasil ficam abertas durante todo o ano.

Assim, as bolsas de estudo ficam disponíveis no site do Educa até as bolsas acabarem. Por isso, é importante não deixar para última hora e garantir o quanto antes a inscrição para a bolsa de estudo.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile