Novo prazo para tirar a CNH é divulgado; confira

Candidatos com processos ativos ganham novo prazo para tirar CNH. Mudança deve atender a cerca de 2 milhões de pessoas com dificuldades para retirar o documento. Veja mais informações.

Novo prazo para tirar a CNH é divulgado; confira
Novo prazo para tirar a CNH é divulgado; confira. (Imagem: FDR)

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para quem deseja dirigir/pilotar no país. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de conquistar a habilitação. Um novo prazo para tirar a CNH passou a valer no país.

A estimativa é de que dois milhões de pessoas com dificuldades de tirar a CNH serão beneficiadas.

Novo prazo para tirar a CNH

Além dessa mudança, a idade mínima para tirar a CNH também foi alterada recentemente, saiba mais.

NOVA CNH: Como emitir, Regras e as Mudanças da Carteira Nacional de Habilitação

Etapas para tirar a CNH no Brasil

  1. Inscrição na autoescola –o condutor tem a oportunidade de escolher a autoescola em que pretende estudar. Nela deve pagar todas as taxas (inscrição, médica e das aulas).
  2. Exame psicológico – etapa realizada pelo Detran de cada estado. Nessa etapa é necessário comprovar aptidão física e mental.
  3. Curso teórico – são, pelo menos, 45 horas de formação teórica obrigatória a todos os que pretendem tirar a CNH, independente da categoria.
  4. Prova teórica – realizada pelo Detran, o candidato precisa acertar, pelo menos, 21 das 30 questões.
  5. Aulas práticas –outra etapa obrigatória, mas que é realizada na autoescola com instrutor credenciado. Nesse momento o motorista apresente a dirigir, realizar balizas, estacionar.
  6. Prova prática – etapa em que o candidato precisa mostrar que está apto a ir para as ruas. Sob supervisão do Detran ele deve fazer o circuito fechado.
  7. Emissão da CNH – depois de ser aprovado em todas as etapas anteriores ele terá a sua CNH em mãos.

Muitos estados oferecem a CNH Social, ou seja, gratuita, saiba mais.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile