INSS emite ALERTA para evitar golpes a aposentados; saiba como se proteger

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo um novo alerta sobre tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas. De acordo com o Instituto, milhares de idosos correm risco porque os bandidos estão entrando em suas casas fingindo ser funcionários da Previdência Social. 

golpe inss
INSS emite ALERTA para evitar golpes a aposentados; saiba como se proteger
(Foto: FDR)

Depois dos relatos de que pessoas estão comparecendo até a casa de aposentados e pensionistas com a justificativa de que fazem parte do INSS, o Instituto resolveu se posicionar.

O golpe está sendo aplicado em todo lugar do país e traz consequências financeiras, além de colocar a vida do cidadão em risco ao receber o bandido na sua casa. 

Golpe da prova de vida do INSS

De acordo com o INSS, os criminosos estão usando crachás falsos para fingir que são representantes da Previdência Social. Ao chegar até o endereço do aposentado ou pensionista, eles solicitam a entrada no imóvel para comprovação de vida. 

Na ocasião, solicitam que o cidadão apresente um documento com foto, assine papéis levados por eles, e ainda seja fotografado. Com esses dados em mãos os bandidos podem: abrir conta em nome do aposentado, pedir empréstimo sem sua autorização, mudar senhas e acessos. 

É por isso que o INSS informa: nenhum funcionário está autorizado a comparecer pessoalmente até a casa dos segurados. Por isso, não abra a porta de casa para estranhos. A prova de vida também esta suspensa, eu explico mais sobre isso nesta matéria. 

Como se proteger de golpes usando o INSS?

O INSS criou uma ação para chamar atenção dos beneficiários, a ideia é evitar que mais pessoas caiam em golpes e sejam prejudicadas. Para isso, também listou algumas recomendações importantes:

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile