INSS dá dicas preciosas aos segurados para acelerar liberação dos processos

Pontos-chave
  • INSS alerta sobre cumprimento das exigências como forma de acelerar os pedidos;
  • Quem não envia os dados necessários atrasa a liberação;
  • É importante consultar seu pedido para verificar a necessidade de novos documentos.

O início de 2024 já está sendo marcado pelo maior problema do Ministério da Previdência Social no último ano, a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A fim de minimizar o tempo que os segurados estão aguardando, o Instituto deu dicas para acelerar a resposta do seu pedido. 

INSS dá dicas preciosas aos segurados para acelerar liberação dos processos
INSS dá dicas preciosas aos segurados para acelerar liberação dos processos (Imagem: FDR)

A principal promessa do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, era de que diminuiria o tempo de espera por pedidos do INSS em até 45 dias em 2023. Mas, não conseguiu alcançar esse prazo. Ainda assim, manteve a promessa de que continuará trabalhando para alcançar a meta inicial.

“Nós tivemos, em março, 1,8 milhão de pedidos, em média, as pessoas esperando 110 dias e tinha gente que esperava mais. Hoje, a média é de 49 dias, e eu garanto que vai chegar em 45 dias, disse Lupi durante uma entrevista em dezembro.

De acordo com a legislação brasileira o máximo que um trabalhador pode esperar para ter acesso a um auxílio por invalidez é de 45 dias. Para salário maternidade o tempo é ainda mais curto, são 30 dias. Mas, muitas pessoas estão enfrentando uma espera muito mais longa do que deveriam, chegando a 180 dias.

Para enfrentar esse problema, além dos mecanismos que o próprio INSS tem adotado para acelerar as análises, o Instituto também listou o que o segurado pode fazer para dar andamento no seu pedido. São pontos importantes que sendo cumpridos ajudam na liberação do auxílio de forma mais ágil.

Como acelerar o pedido no INSS

Levantamento do setor de Reconhecimento de Direitos ligado à Gerência-Executiva (GEX) do INSS em Curitiba mostra que mais da metade dos pedidos de benefícios não são concluídos na primeira análise. O motivo é que as solicitações são encaminhadas sem os documentos básicos.

Pensando nisso, o INSS separou algumas dicas preciosas para que o segurado as cumpra e consiga ter acesso ao seu benefício mais rápido. 

  • Tenha certeza de que cumpre com as regras que dão acesso ao pagamento;
  • Verifique qual a documentação necessária para o pedido do benefício, desde documentos básicos (RG, CPF) até os documentos específicos (laudo médico, carteira de trabalho);
  • Anexe os documentos dentro do prazo;
  • Envie documentos nítidos e em bom estado. Quer dizer, evite folhas rasgadas, molhadas, manchadas ou que atrapalhem a leitura;
  • Acompanhe o pedido do seu benefício por meio do aplicativo ou site, verificando se há aviso de “cumprimento de exigência”;
  • Não demore para enviar os documentos necessários;
  • Acesse o simulador de aposentadoria para verificar se tem o tempo de contribuição e idade necessários para fazer o pedido. Caso contrário, evite frustrações de solicitar um auxílio que será negado.

“Se a pessoa não conseguir entrar com todos os documentos, que pelo menos ela acompanhe os canais de comunicação pela internet para que não sejamos obrigados a indeferir um benefício por falta de manifestação do segurado”, orienta a chefe da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos da GEX Curitiba, Elaine Galvão.

Como funciona a análise de pedidos do INSS?

As dicas publicadas visam diminuir o tempo de análise de pedidos no INSS. Isso é, quanto mais completa for a solicitação, mais rápido os sistemas e os funcionários conseguem analisá-la e dar uma resposta.

De acordo com a Central de Reconhecimento de Direitos de Curitiba, como os pedidos veem incompletos não é possível conceder ou indeferir logo na primeira análise, o que acaba impactando no tempo de conclusão do processo.

O processo de verificação funciona assim:

  • O pedido é encaminhado pelo segurado via canais online;
  • Um funcionário recebe esse pedido e analisa a solicitação junto com os documentos;
  • São conferidos se o segurado responde a todos os requisitos de acesso;
  • É feito o cruzamento de dados entre as plataformas públicas para verificar a veracidade das informações;
  • Saí o resultado de indeferimento, deferimento ou pedido de envio de cumprimento de exigência.

Como saber se tenho documentos para enviar no INSS?

O prazo para cumprir com as exigências é de 30 dias após o aviso do INSS sobre a falta da documentação, ou da necessidade de reenvio do que foi anexado. Quanto mais pedidos para reenvio dos documentos, mais tempo demora para conclusão.

Para verificar se a sua solicitação foi aceita, ou se há necessidade de incluir novas informações, basta:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Clique no botão “Consultar Pedidos”;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com