Começou no dia 4 de dezembro o período para realização da pré-matrícula escolar no estado do Rio Grande do Sul (RS). Os pais e responsáveis interessados em matricular os menores na rede pública estadual devem se apressar para o preenchimento da ficha de inscrição. O prazo termina em janeiro.
Este novo chamado para a pré-matrícula da rede estadual é válida para quem perdeu o primeiro prazo de inscrição, finalizado em 1º de dezembro. Agora os interessados terão uma nova oportunidade de se matricular, mas menos chances de escolher turno, por exemplo.
Quem deve fazer a pré-matrícula no Rio Grande do Sul?
Todos os pais ou responsáveis legais que desejam matricular seus filhos em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul precisam realizar a pré-matrícula escolar. Este é o primeiro passo para conseguir a efetivação da vaga do menor estudante na unidade e no turno desejado.
As crianças e jovens que permanecerão na mesma escola não precisam fazer a matrícula, apenas a renovação que acontece diretamente na unidade conforme cronograma próprio. Este é um processo obrigatório para:
- Alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental;
- Alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Médio em:
- modalidade regular;
- Curso Normal;
- Aproveitamento de Estudos do Curso Normal; ou
- Educação Profissional (Cursos Técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente.
- Interessados em vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Pedido de transferência de unidade escolar para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Como fazer a pré-matrícula online?
A pré-matrícula online no RS é a primeira etapa para garantir a vaga da criança ou do jovem na unidade escolar. Ainda será preciso passar pela fase presencial em que a matrícula será efetivada, levando documentos de identificação pessoal do aluno e de seus responsáveis.
A matrícula presencial na escola somente será realizada se o responsável tiver feito a pré-matrícula online. Quem não tem acesso a internet pode procurar a escola para usar o computador do local.
A etapa online deve durar de 4 a 17 de janeiro, inclusive para quem buscar a transferência. Funciona assim:
- Acesse o site da Secretaria da Educação;
- Clique em “Matrículas” e escolha em qual etapa escolar vai se inscrever;
- Leia todas as informações e na opção “Ficha de inscrição” clique em “Matricule-se”;
- Selecione o período escolar desejado;
- Preencha a ficha de inscrição.