Matrícula Escolar 2023: Mães estão acampadas há 10 dias na porta de creche para garantir vaga nesta cidade

Divididas em turnos, as mães estão acampadas há alguns dias para garantir a vaga de seus filhos na rede pública de ensino. Pelo calendário de Matrícula Escolar 2023 do município o procedimento só estará disponível na próxima semana.

Matrícula Escolar 2023: Mães estão acampadas há 10 dias na porta de creche para garantir vaga nesta cidade
Matrícula Escolar 2023: Mães estão acampadas há 10 dias na porta de creche para garantir vaga nesta cidade (Imagem: FDR)

A preocupação com a educação dos filhos e de garantir que eles estejam em uma instituição pública fez com que um grupo de mães acampasse em frente a uma creche municipal em Japeri, na Baixada Fluminense. O procedimento de Matrícula Escolar 2023 só estará disponível a partir do dia 16, segunda-feira, mas elas já se mobilizam para garantir um lugar na fila.

O número de vagas é pequeno, pouco mais de 60, o que preocupa quem precisa colocar o filho na educação infantil para conseguir trabalhar, por exemplo.

“A creche é muito importante para as famílias, é claro, para os pais, para os responsáveis poderem trabalhar e deixar seus filhos em um ambiente seguro, em que eles estejam se desenvolvendo. A gente sabe que, quando não tem creche, o custo disso recai muito, especialmente, sobre as mulheres e sobre as famílias mais pobres, que precisam, que não podem trabalhar e precisam ficar em casa com seus filhos. É muito importante que a prefeitura mapeie quem são essas famílias e crie condições de ampliação da oferta de creches, para que todas essas famílias sejam, de fato, atendidas”, afirmou Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais.

Matrícula Escolar 2023 em Japeri

Um papel colado no portal da unidade informa que o atendimento será iniciado às 08h do dia 16 de janeiro, próxima segunda-feira; mas, o que preocupa as mães é a quantidade de vagas que estará disponível:

  • 10 para o berçário;
  • 18 para o maternal um;
  • 34 para o maternal dois.

O pequeno número de vagas tem feito com que as responsáveis pelas crianças deixem seus trabalhos e façam um esquema de rodízio para acamparem na porta da instituição.

“Eu estou deixando de atender, ganhar meu ganha-pão, para poder estar aqui nessa fila, porque se a gente não estiver aqui, não tem vaga. A maioria está deixando de trabalhar para estar aqui”, comenta a manicure Daniele da Costa.

A Prefeitura municipal de Japeri afirmou estar firmando convênios com instituições particulares para acrescentar mais 110 vagas em creches.

Além disso, uma nova creche está em construção com previsão de entrega para o mês de novembro e oferta de 250 vagas.

Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.