Ter desconto no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é sempre um alívio no orçamento apertado do início de ano. A quantia menor, porém, somente será liberada para aqueles que optarem por quitar todo o débito à vista. Para esse público, haverá redução de 11% na cobrança do imposto no Sul do país.
O valor do IPTU é baseado no preço de mercado daquele imóvel, após avaliação da prefeitura. Multiplicado pelas alíquotas de cobrança do governo municipal. Quanto melhor avaliado aquela propriedade, mais caro será o seu IPTU. Por isso, o desconto na cobrança é sempre muito comemorado.
Desconto no valor do IPTU de Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, anunciou o desconto máximo de 11% no valor do IPTU. O benefício é válido para todos aqueles que optarem por quitar o tributo à vista, ou seja, em uma única cota.
A soma dos descontos que chegarão ao máximo incluem:
- Abatimento de 5% para a quitação antecipada até 8 de fevereiro; +
- 3% para quem mantém seus tributos municipais em dia; +
- 3% para quem inseriu o número do CPF nas notas fiscais de serviços (3% para mais de 24 comprovantes, 2% para 13 a 24 comprovantes e 1% para sete a 12 comprovantes).
As pessoas jurídicas (CNPJ), conseguem mais 4% de abatimento se o imóvel estiver em conformidade às suas respectivas obrigações fiscais.
Como emitir o boleto do IPTU de Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre não vai enviar para o endereço dos contribuintes a guia de pagamento com o valor do IPTU. Será responsabilidade do próprio morador procurar pelo boleto, acessando os seguintes canais que foram preparados pelo governo municipal.
- WhatsApp (51) 3433-0156, opção 4;
- Aplicativo de celular 156+POA;
- Site da prefeitura municipal;
- Atendimento presencial: Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico. De segunda a sexta, das 9h à 16h, ou em uma das 17 subprefeituras distribuídas por região no município.