Gás de cozinha e diesel voltam a ter cobrança de impostos; entenda o que muda

Em 2021, a fim de controlar a alta de preços causada pela pandemia de Covid-19, o governo federal isentou o diesel, biodiesel e gás de cozinha do imposto PIS/Cofins. Em setembro do ano passado o imposto voltou a ser cobrado, mas de forma parcial. Em 1º de janeiro de 2024 houveram alterações nesta tributação. 

Gás de cozinha e diesel voltam a ter cobrança de impostos; entenda o que muda
Gás de cozinha e diesel voltam a ter cobrança de impostos; entenda o que muda (Imagem: FDR)

O governo federal marcou para 1º de janeiro de 2024 o retorno da cobrança integral do PIS/Cofins sobre o diesel, biodiesel e gás de cozinha. O imposto que é federal estava sendo parcialmente aplicado à esses produtos desde setembro. Agora, porém, a alíquota volta ser integral afetando o preço para o consumidor.

O que muda no valor do gás de cozinha e do diesel?

Quando a tributação de um determinado produto fica maior, automaticamente ele sobe no mercado. Além dos custos que envolvem o lucro da empresa, ainda é preciso considerar todos os impostos aplicados, resultando no valor final. Justamente o que vai acontecer com o diesel e o gás de cozinha.

Gás de cozinha

Diesel

Valor dos impostos no diesel e gás

De acordo com a Carta Capital, com a reoneração serão cobrados os seguintes valores de impostos sobre o diesel, biodiesel e o gás de cozinha.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile