IPVA 2024 tem isenção garantida para os moradores de SP; saiba as regras

O IPVA é uma das taxas mais conhecidas entre os brasileiros que possuem veículos próprios. Chegando próximo à sua data de pagamento, os moradores de São Paulo estão buscando mais informações sobre a isenção deste tributo. Portanto, veja abaixo qual são os requisitos.

IPVA 2024: quem tem direito à isenção? Confira (Imagem: Montagem/FDR)
IPVA 2024 tem isenção garantida para os moradores de SP; saiba as regras (Imagem: Montagem/FDR)

Atualmente, os moradores do estado de São Paulo estão em busca de detalhes sobre a possível isenção no pagamento do IPVA em 2024. De acordo com as regras atuais, o grupo de Pessoas com Deficiência (PCD) possuem direito à isenção total do valor referente ao IPVA. Porém, novos grupos foram incluídos.

Entre eles, está o grupo de brasileiros que participa ativamente do Nota Fiscal Paulista. Ao registrar as suas notas fiscais no site do programa, o cidadão pode trocar os pontos registrados por descontos no IPVA. Além disto, também existe uma série de outras possibilidades onde a pessoa pode obter grandes descontos.

Veja outras possibilidades de desconto ou isenção no IPVA 2024

  • Carros fabricados há pelo menos 10 anos: Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima;
  • Carros fabricados há pelo menos 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe;
  • Carros fabricados há pelo menos 18 anos: Mato Grosso;
  • Carros fabricados há pelo menos 20 anos: Acre, Alagoas, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul;
  • Carros fabricados há pelo menos 30 anos: Santa Catarina, Tocantins;
  • Carros Elétricos: Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Quando os pagamentos do IPVA terão início para o estado de São Paulo?

Para os moradores do estado paulista, o pagamento do IPVA terá início a partir do dia 11 de janeiro. Realizando o pagamento à vista, o cidadão terá acesso à 3% de desconto sobre o valor final do produto. Em caso de atraso no pagamento, o cidadão terá uma multa aplicada de até 20% sobre o valor da taxa.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].