Uso do FGTS para financiamento de moradias ganha novas regras; entenda a mudança

O FGTS está sendo alvo de mudanças após a implementação de uma nova regra. Com a alteração, o Fundo de Garantia está sendo utilizado para o financiamento de moradias. Portanto, confira as novas regras que farão parte do novo sistema composto pelo governo e também pela população brasileira.

FGTS liberado para férias? Entenda as novas leis em debate
Uso do FGTS para financiamento de moradias ganha novas regras; entenda a mudança (Imagem: FDR)

O governo federal vem buscando ampliar as possibilidades para que os cidadãos consigam ter acesso à uma casa própria. Uma das medidas tomadas foi a inclusão do FGTS como forma de financiamento para o Minha Casa Minha Vida. Para ter acesso, basta visitar uma unidade da Caixa Econômica Federal.

Com isto, o trabalhador que possuir saldo em conta do Fundo de Garantia poderá ter acesso ao programa sob condições especiais. Esta novidade foi implementada para que os cidadãos acima da linha da pobreza também consigam ter acesso à uma moradia digna e de qualidade através do programa.

Além das novidades envolvendo o FGTS, o Minha Casa Minha Vida tem outras mudanças

Agora, os cidadãos que fazem parte do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão aptos à participação do Minha Casa Minha Vida de forma gratuita. Ou seja, estes cidadãos poderão dar entrada no programa sem a necessidade de pagamento referente às parcelas mensais do projeto.

Esta medida já foi aprovada pelo governo federal e está em atuação no país. Isto foi realizado devido à grande quantidade de pessoas que ainda não possuem uma casa própria no país. Além disto, estas pessoas também estão vivendo em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Como fazer parte do Minha Casa Minha Vida?

É fundamental realizar uma visita em unidade da Caixa Econômica Federal e consultar as suas condições para a adesão do programa. Em caso positivo, você será designado à uma moradia, seja ela no âmbito urbano ou rural. Esta opção deve ser selecionada pelo solicitante no momento do requerimento.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].