Saque-aniversário do FGTS vai continuar em 2024? Governo anuncia sua decisão

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apresentou um posicionamento curioso ao demonstrar sua insatisfação em não ter conseguido dar fim ao saque-aniversário do FGTS em 2023

Saque-aniversário do FGTS vai continuar em 2024? Governo anuncia sua decisão
Saque-aniversário do FGTS vai continuar em 2024? Governo anuncia sua decisão. (Imagem FDR)

O chefe da pasta sempre foi veemente contra esta modalidade de resgate, e agora espera ter avanços na pauta até março de 2024. A proposta envolvendo o saque-aniversário do FGTS poderia injetar até R$ 14 bilhões na economia. 

O saque-aniversário do FGTS, implementado em 2020 por Jair Bolsonaro, permite que os trabalhadores retirem parte de seus Fundos de Garantia por Tem de Serviço no mês de seus aniversários, proporcional ao valor acumulado.

No entanto, essa opção implica em abrir mão do saque-rescisão, o que significa que em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não pode acessar o saldo remanescente do FGTS e fica apenas com a multa de 40% sobre o saldo.

O ministro Luiz Marinho propôs mudanças nessa dinâmica. Se seu projeto for aprovado, mesmo adotando o saque-aniversário do FGTS, o trabalhador poderá resgatar todo o saldo em conta em caso de demissão, sem o período de carência de dois anos

Entretanto, essa escolha o impedirá de retornar ao saque-aniversário do FGTS no futuro. Isso poderia, com o tempo, reduzir significativamente o número de trabalhadores nessa modalidade.

CONSULTAR SALDO DO FGTS: VEJA QUANTO VOCÊ TEM E COMO SACAR OS VALORES

Quais serão as mudanças do saque-aniversário do FGTS em 2024?

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile