Saque-rescisão do FGTS pode garantir uma BOLADA ao trabalhador

Todos os meses o empregador deposita 8% do valor do salário do trabalhador na sua conta do Fundo de Garantia. Como o próprio nome já diz, o objetivo é oferecer uma garantia financeira ao cidadão em situações de emergência, entre elas a demissão sem justa causa. Nesse caso é possível que o funcionário receba uma bolada ao solicitar o saque-rescisão do FGTS.

Saque-rescisão do FGTS pode garantir uma BOLADA ao trabalhador
Saque-rescisão do FGTS pode garantir uma BOLADA ao trabalhador (Imagem: FDR)

Ser demitido não é o desejo de ninguém, ainda mais do trabalhador que está já a algum tempo na mesma empresa. No entanto, em algumas situações esse desligamento é inevitável e o cidadão se vê perdido. A fim de garantir que em um cenário como esse o trabalhador de carteira assinada seja protegido, há a liberação do saque-rescisão do FGTS.

Quando há o desligamento do trabalhador sem justa causa, por exemplo, por necessidade de corte de funcionários, o empregador precisa fazer o que é chamado de “dar baixa na carteira”. Isso significa repassar os dados do cidadão ao Ministério do Trabalho informando que houve a demissão, e encerrando em todos os sistemas (eSocial) o contrato e vínculo empregatício entre ambas as partes.

Feito isso, o dinheiro relativo ao saque-rescisão do FGTS caí na conta em um prazo de cinco dias úteis para quem já tem uma conta cadastrada no aplicativo. Quem não possuí esse cadastro precisa fazer o pedido da rescisão usando o próprio aplicativo, ou comparecendo até uma agência da Caixa Econômica. 

Quanto é pago de saque-rescisão do FGTS?

Quando a demissão faz parte de um acordo entre o funcionário e o patrão, os valores são diferentes. Nesse caso, o cidadão pode receber até 80% dos valores que foram somados na conta do Fundo de Garantia, e 20% de multa rescisória sobre o que foi depositado no FGTS. Isso significa uma redução de quantias a serem pagas.

Enquanto isso, quando a demissão é feita sem justa causa e parte apenas do empregador, a situação é outra já que trata-se do saque-rescisão do FGTS:

O recebimento é feito no App FGTS, e um Card com a informação “Você possuí valores para saque” será liberado para resgate.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile