FGTS encerra prazo de solicitação do saque-aniversário em breve

Há regras muito específicas quanto ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Uma delas indica que o prazo máximo para solicitar a sua parcela e recebê-la no mesmo ano se encerra no mês do seu nascimento. Logo, para algumas pessoas este prazo termina em breve.

FGTS encerra prazo de solicitação do saque-aniversário em breve
FGTS encerra prazo de solicitação do saque-aniversário em breve (Imagem: FDR)

Cada vez mais pessoas têm optado pela solicitação do saque-aniversário. Esta é a modalidade de resgate do FGTS que permite receber de 5% a 50% do que está disponível na conta do Fundo de Garantia. Mas, quem ainda não optou por esse tipo de saque deve estar atento as regras sobre a liberação da parcela.

Quando fazer a solicitação do saque-aniversário do FGTS?

A solicitação do saque-aniversário do FGTS deve acontecer sempre até o último dia do mês de nascimento do trabalhador. Dessa forma o cidadão garante que terá acesso a parcela do seu Fundo de Garantia no mesmo ano.

Caso deixe para fazer a troca de rescisão para aniversário após o mês do seu nascimento, o pagamento acontecerá apenas no ano seguinte. Por exemplo, nascidos em dezembro têm até domingo (31) para transição, assim receberão em 2023, caso façam a troca em janeiro terão acesso a parcela em 2024.

Funciona assim:

  • Para quem ainda não optou pelo saque-aniversário: deve fazer a troca de modalidade até o último dia do mês do seu nascimento;
  • Para quem já optou pelo saque-aniversário: no mês do seu nascimento basta aguardar a liberação da parcela, não é preciso renovar o pedido.

Como pedir o saque-aniversário do FGTS?

Para solicitação do saque-aniversário do FGTS os trabalhadores devem usar o aplicativo do Fundo de Garantia. Ao concordar em abrir mão do saque-rescisão, o cidadão vai receber na sua conta uma parcela do valor poupado pelo tempo de serviço naquela empresa.

Basta cadastrar uma conta corrente em sua titularidade para que na data prevista o dinheiro seja transferido automaticamente.

  • Acesse o App FGTS e faça login;
  • Na primeira página escolha “Saque-aniversário” e logo após confirme;
  • Clique em “Trocar modalidade padrão de saque”;
  • Concorde com os termos;
  • Cadastre uma conta corrente para receber;
  • Escolhe se o depósito deve acontecer no dia 1 ou dia 10 do mês do seu nascimento;
  • Digite a senha e confirme.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]