Se vai pegar estrada nesse fim de ano, saiba que é possível fazer isso apenas portando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital . O documento, obrigatório para qualquer motorista no Brasil, precisa estar em mãos quando uma blitz parar o veículo . Veja mais sobre o passaporte.
CNH Digital é válida na estrada? Veja quais documentos exigidos pela blitz. Imagem: FDR
De acordo com portaria publicada em 2017 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) , a CNH Digital tem a mesma validade da habilitação impressa. O órgão ressalta que a obtenção desta versão do documento é de escolha de cada motorista.
Utilização da CNH Digital
Pelo celular;
Com certificado digital;
Sem certificado (é preciso comparecer no Detran do seu estado).
Fornecimento de dados
Para realizar o primeiro cadastro no aplicativo da CNH Digital , antes de mais nada é preciso validar os dados cadastrais pelo Portal de Serviços do Denatran através do link: portalservicos.denatran.serpro.gov.br .
Download da CNH Digital
Baixe o aplicativo gratuito da Carteira Digital de Trânsito (CDT) , pelas lojas: Google Play ou App Store.
Escaneie o QR Code da sua CNH (É preciso ter a CNH com QR Code impresso no verso. Quem não tiver, deve emitir a segunda via para utilizar o aplicativo).
Faça a validação biométrica por meio da câmera do smartphone ou iPhone, enviando foto do seu rosto. O objetivo é provar que é você solicitando o documento oficial, para evitar fraudes .
A validação acontece depois da criação de uma senha de acesso .
Em seguida a CNH digital estará no seu smartphone e ficará disponível lá mesmo que você esteja offline, sem internet.
Tempo de aquisição da CNH Digital
Todo o processo de aquisição do documento digital através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) , desde o download até o fornecimento de todos os dados, validação e conclusão, leva em torno de 20 minutos . Após este tempo, o documento oficial é disponibilizado imediatamente.
Vittoria Fialho Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.