CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Motoristas brasileiros passarão a contar com novidades no aplicativo da CNH Digital. A partir de agora, a ferramenta possibilitará que as montadoras notifiquem os proprietários dos carros, indicando os defeitos e riscos dos recalls registrados. A novidade foi compartilhada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Salão Duas Rodas, na última segunda-feira (18).

CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo
CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Disponível na versão IOS e Android, o app também passará a contar com avisos sobre o vencimento da validade da CNH. Trinta dias antes do prazo final, o motorista será notificado de modo que possa atualizar o documento.

Leia também: Mudanças na emissão da CNH podem baratear primeira habilitação

Além disso, será possível realizar o pagamento de multas com até 40% de desconto. Anteriormente, o usuário conseguia apenas conferir as infrações em aberto. Entretanto, o órgão afirma que a partir de 2020 será possível quitar o débito de forma mais rápida e prática.

Segundo o Denatran, o Brasil conta com cerca de 10 milhões de recalls registrados e apenas 43% desses chamados são atendidos pelos donos dos automóveis. A gerência do departamento explica que, a partir das notificações no próprio celular espera-se que haja uma redução nessa taxa.

Com a nova função, a CNH digital atualizará o motorista sobre o risco de não realizar os reparos solicitados, fornecerá os contatos da central de atendimento responsável, entre outras funções. A ideia é que o proprietário possa ir até a concessionária mais próxima e regularizar o veiculo de forma gratuita, conforme garante a lei.

Uma das causas responsáveis pela atualização diz respeito a uma portaria, assinada pelos ministérios de Infraestrutura e da Justiça, em julho deste ano, na qual determinou a criação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos.

A medida entrou em vigor desde o dia 1 de outubro e visa promover uma comunicação mais rápida entre o recall e o dono do veiculo.

Saiba como tirar a CHN Digital

Para tirar a versão digital é preciso, antes de tudo, obter o documento impresso atualizado. Quem está com uma versão antiga tem que solicitar uma segunda via no Detran.

Na sequência, basta ir ao Portal de Serviços do Denatran e efetuar o cadastro. Nele serão pedidos os dados pessoais como, número da carteira, informações do veículo, etc.

Ao concluir o cadastro o motorista deve ir até o Detran onde emitiu sua carteira, confirmar os dados e autorizar a versão digital. Por fim, basta baixa o aplicativo no celular e começar a utilizá-lo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA