CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Motoristas brasileiros passarão a contar com novidades no aplicativo da CNH Digital. A partir de agora, a ferramenta possibilitará que as montadoras notifiquem os proprietários dos carros, indicando os defeitos e riscos dos recalls registrados. A novidade foi compartilhada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Salão Duas Rodas, na última segunda-feira (18).

CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo
CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Disponível na versão IOS e Android, o app também passará a contar com avisos sobre o vencimento da validade da CNH. Trinta dias antes do prazo final, o motorista será notificado de modo que possa atualizar o documento.

Leia também: Mudanças na emissão da CNH podem baratear primeira habilitação

Além disso, será possível realizar o pagamento de multas com até 40% de desconto. Anteriormente, o usuário conseguia apenas conferir as infrações em aberto. Entretanto, o órgão afirma que a partir de 2020 será possível quitar o débito de forma mais rápida e prática.

Segundo o Denatran, o Brasil conta com cerca de 10 milhões de recalls registrados e apenas 43% desses chamados são atendidos pelos donos dos automóveis. A gerência do departamento explica que, a partir das notificações no próprio celular espera-se que haja uma redução nessa taxa.

Com a nova função, a CNH digital atualizará o motorista sobre o risco de não realizar os reparos solicitados, fornecerá os contatos da central de atendimento responsável, entre outras funções. A ideia é que o proprietário possa ir até a concessionária mais próxima e regularizar o veiculo de forma gratuita, conforme garante a lei.

Uma das causas responsáveis pela atualização diz respeito a uma portaria, assinada pelos ministérios de Infraestrutura e da Justiça, em julho deste ano, na qual determinou a criação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos.

A medida entrou em vigor desde o dia 1 de outubro e visa promover uma comunicação mais rápida entre o recall e o dono do veiculo.

Saiba como tirar a CHN Digital

Para tirar a versão digital é preciso, antes de tudo, obter o documento impresso atualizado. Quem está com uma versão antiga tem que solicitar uma segunda via no Detran.

Na sequência, basta ir ao Portal de Serviços do Denatran e efetuar o cadastro. Nele serão pedidos os dados pessoais como, número da carteira, informações do veículo, etc.

Ao concluir o cadastro o motorista deve ir até o Detran onde emitiu sua carteira, confirmar os dados e autorizar a versão digital. Por fim, basta baixa o aplicativo no celular e começar a utilizá-lo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.