Pagamento do IPVA 2024 deve ser oficialmente iniciado em todo o país no começo do próximo ano. Em alguns estados já é possível fazer o pagamento antecipado. Assim como a alíquota, a isenção também pode variar; confira.
Com o Ano Novo se aproximando aumenta a preocupação com o pagamento dos impostos. Entre eles o IPVA 2024, que deve ser pago pelos motoristas e pilotos de todo o país. Mas, em alguns casos os donos de veículos podem ter direito à isenção do imposto.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estadual, o valor arrecadado é dividido entre o estado e o município de origem do veículo.
Isenção no IPVA 2024
- Carros fabricados há mais de 10 anos: Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima
- Carros fabricados há mais de 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe
- Carros fabricados há mais de 18 anos: Mato Grosso
- Carros fabricados há mais de 20 anos: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul
- Carros fabricados há mais de 30 anos: Santa Catarina, Tocantins
- Veículos fabricados até 31/12/2002: Alagoas
- Carros com placa preta: Minas Gerais
- Carros elétricos: alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.
Além disso, carros usados por pessoas com deficiência (um por pessoa); usados por órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos, instituições sem fins lucrativos; táxis, moto-táxis também podem ter isenção.
Pagamento antecipado do IPVA 2024
- No Rio Grande do Sul o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores já pode ser feito de forma antecipada.
- Para incentivar os motoristas são oferecidos descontos bastante atrativos.
- No estado os participantes de dois programas têm descontos mais altos.
Para saber mais sobre o pagamento do imposto no estado, clique aqui.