IPVA 2024 RS já pode ser pago com desconto surpreendente

Pagamento antecipado do IPVA 2024 RS garante desconto e maior prazo para o parcelamento. Calendário já foi iniciado e o desconto máximo está disponível apenas até a próxima semana. Veja como aproveitar a redução do valor.

IPVA 2024 RS já pode ser pago com desconto surpreendente
IPVA 2024 RS já pode ser pago com desconto surpreendente (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira, 20, a Secretaria da Fazenda deu início ao calendário de pagamento do IPVA 2024 RS. Até a próxima semana é possível ter descontos de quase 30% sobre o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O pagamento pode ser feito à vista ou de forma parcelada.

Os descontos podem ser ainda maiores através do Bom Motorista e de Bom Cidadão; a soma dos dois benefícios chegou a marca de R$ 286 milhões.

Pagamento antecipado do IPVA 2024 RS

  • O Bom Motorista é voltado aos motoristas que não possuem multas e será aplicado a 42% da frota do estado.
  • O Bom Cidadão é para proprietários de veículos inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, NFG, que incluem CPF nos cupons de compras.

Se o motorista acumular os descontos de antecipação, mais os descontos dos programas acima ele terá direito a:

  • 28,06% de desconto para pagamentos efetuados até 28 de dezembro.
  • 24,80% de desconto para pagamentos até 31 de janeiro de 2024.
  • 22,40% de desconto para pagamentos feitos até 29 de fevereiro de 2024.
  • 20,80% para pagamentos feitos até 28 de março de 2024.

Os donos de veículos podem fazer o parcelamento em até seis vezes. Os descontos serão aplicados também para pagamentos parcelados, nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas, devem escolher essa opção ainda no mês de janeiro.

O parcelamento não tem juros e os descontos serão de:

  • Janeiro – 6%
  • Fevereiro – 3%
  • Março – 1%

A partir do mês de fevereiro o proprietário terá que fazer o pagamento em parcela única, não podendo mais escolher o parcelamento.

Para saber o valor e ter mais informações, acesse o site da Receita Estadual.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.