Aposentadoria rural do INSS ganha um novo valor

A aposentadoria rural do INSS recebeu um novo valor e os beneficiários estão recebendo ainda mais. Esta novidade fez com que os cidadãos vinculados ao programa tivesse dúvidas sobre como este pagamento será realizado. Portanto, acompanhe abaixo mais informações sobre o depósito.

Auxílio-doença: como pedir sem fazer agendamento ou sem ir até a uma agência?
Aposentadoria rural do INSS ganha um novo valor (Imagem: FDR)

Os trabalhadores do ramo rural estão bastante felizes ao saberem da novidade. Agora, a aposentadoria para esta classe no INSS está maior e vai beneficiar milhares de pessoas. A medida começa a valer imediatamente e possui prazo para solicitação. Então, é fundamental visitar uma agência para mais detalhes.

Entretanto, temos algumas informações que podem te ajudar na solicitação deste novo valor. Atualmente, os cidadãos que recebem R$ 1.320 referente ao piso da aposentadoria no INSS. Para recebimento, será necessário comprovar que atua na área por pelo menos 180 meses, equivalentes à 15 anos.

Novidades do INSS para 2024

A grande novidade envolvendo o INSS para 2024 é a ampliação dos valores para todos os seus beneficiários. Isto porque diversos programas geridos pelo INSS são baseados no valor do salário mínimo em vigência.

Desta forma, com a expectativa de aumento do piso salarial, é provável que os projetos também sejam reajustados. Com isto, milhões de brasileiros terão este aumento aplicado em suas contas e recebimentos mensais da Previdência Social. Confira alguns destes programas abaixo:

  • Salário Maternidade;
  • Piso da Aposentadoria;
  • Auxílio Acidente;
  • Benefício por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio Doença);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Contribuições realizadas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Contribuições feitas ao INSS.

Quando o novo salário mínimo entra em vigor?

A expectativa é que o novo salário mínimo esteja em ação a partir do início de 2024. Após votação no Congresso Nacional, a Lei Orçamentária para 2024 foi aprovada. O salário mínimo faz parte do projeto, mas ainda faltam pequenos ajustes sobre o seu novo valor. Para mais informações, clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].