Lançamento do Governo Federal deve contribuir com a redução de aparelhos roubados e furtados. O Projeto Celular Seguro acaba de emitir um alerta sobre o uso do sistema em outros sites. Entenda melhor!
Com a nova ferramenta do Governo Federal é possível bloquear o aparelho após ele ser roubado ou furtado. O Projeto Celular Seguro já acumula 275 mil pessoas cadastradas nas primeiras 24 horas de lançamento. De acordo com o Ministério da Justiça, 735 alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos já foram feitos.
Alerta do Ministério da Justiça
O projeto é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que acaba de emitir um alerta para os brasileiros:
- Não utilizem sites terceiros para fazerem o cadastro.
- Os aparelhos devem ser cadastrados no site oficial.
- Ou ainda no aplicativo, disponível na Play Store (Android)e na App Store (iOS).
- Em todos os casos é necessário utilizar a sua conta gov.br para se cadastrar.
Além disso tudo, o MJSP informa que o governo federal não envia links para o cadastro, ou seja, a informação que está circulando é falsa.
Como usar o Projeto Celular Seguro?
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular.
- No campo de pesquisa digite “Celular Seguro” e instale o aplicativo.
- Faça o login usando a sua conta gov.br.
- Leia os Termos de Uso e Aviso de Privacidade dos Dados do aplicativo e clique em “concordo”.
- Na tela inicial do aplicativo você vai encontrar três ícones: Pessoas de confiança (para cadastrar pessoas que em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, poderão criar ocorrências); Registrar telefone (registro do aparelho para conectá-lo diretamente ao seu CPF); e Registrar ocorrência (em caso de roubo ou furto seja registrada a ocorrência).
- Registre seu aparelho preenchendo o formulário com os dados dele, como: marca e modelo, a pessoa de confiança, a operadora, o telefone, o estado e a cidade, o número de série, o número do IMEI*.
Para ter acesso ao número IMEI digite *#06# no seu celular e aperte a tecla de ligar.
Não há limite de números que poderão ser cadastrados pela pessoa, mas, eles devem estar no seu próprio CPF. Veja como bloquear o aparelho.